Recentemente, uma ação coordenada pelo Governo brasileiro possibilitou o retorno seguro de 96 brasileiros repatriados dos Estados Unidos. Esse grupo foi recebido nos aeroportos de Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG) com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
O voo transportando os brasileiros aterrissou em solo cearense por volta das 9h. Posteriormente, 75 passageiros embarcaram em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde chegaram às 15h. Em ambas as cidades, os passageiros foram recebidos em espaços exclusivos e preparados para a recepção.
Em parceria com empresas de ônibus, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizou 50 passagens intermunicipais para auxiliar no deslocamento em território nacional. “Estamos aqui, em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para acolhê-los. O lar dos brasileiros é o Brasil. Vocês serão recebidos com todo o suporte do Governo Federal”, afirmou Bruno Teixeira, secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, durante a recepção dos repatriados.
Do grupo de brasileiros repatriados, 81 são do sexo masculino e 15 do sexo feminino. A maioria, 87,5%, tem entre 19 e 49 anos. Do contingente total, dois passageiros eram menores de 18 anos e três tinham mais de 60 anos. O grupo era composto por dois núcleos familiares, enquanto os demais eram passageiros desacompanhados.
Segundo a Superintendência da Polícia Federal no Ceará, um homem com mandado de prisão em aberto foi detido imediatamente após a chegada.
Através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foram disponibilizadas 50 passagens para viabilizar o deslocamento dos repatriados entre os estados brasileiros – sendo 30 destinadas aos que desembarcaram em Fortaleza, com destino a estados do Norte e Nordeste, e 20 direcionadas aos repatriados encaminhados a Confins, para deslocamento aos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. As informações são da Agência Gov.
O retorno desses brasileiros representa não apenas uma questão de segurança e acolhimento, mas também a demonstração do comprometimento do Governo em auxiliar cidadãos em situações adversas mundo afora.
Comentários Facebook