Com mais vias adaptadas, Mato Grosso do Sul lidera em acessibilidade para cadeirantes

Publicado:

No Brasil, mais de 174 milhões de pessoas residem em áreas urbanas. Contudo, cerca de 68,8% desses indivíduos vivem em locais onde as vias não oferecem acessibilidade para cadeirantes, revela o Censo 2022 do IBGE.

Mato Grosso do Sul se destaca como a unidade federativa com o maior percentual de residentes que possuem acesso a vias adaptadas, atingindo 41,1% da população local. Em seguida, aparecem o Paraná, com 37,3%, e o Distrito Federal, com 30,4%.

Entre os municípios, Maringá é um dos destaques, com 77,3% de seus habitantes beneficiando-se de vias com rampas para cadeirantes. Por outro lado, Itapevi, em São Paulo, apresenta a menor taxa, com apenas 1,3% de seus moradores em situação semelhante.

Índices de Acessibilidade em Diferentes Estados

Os dados revelam que 32,8 milhões de pessoas vivem em locais com calçadas desobstruídas, representando 18,8% do total pesquisado. As menores taxas estão no Maranhão (4,7%), Piauí (4,9%) e Acre (5,6%), enquanto o Rio Grande do Sul (28,7%), Mato Grosso (27,4%) e São Paulo (25,5%) se destacam positivamente.

No âmbito municipal, Santos (SP) sobressai-se, com 64,5% dos habitantes desfrutando de calçadas livres de obstáculos. Nas capitais, Porto Alegre (RS) ostenta o melhor índice, atingindo 46,6%. Por outro lado, Bacabal (MA) é o município com menor índice, apenas 1% de suas vias oferecem acessibilidade.

Infraestrutura de Drenagem e Acessibilidade

Em relação à infraestrutura de drenagem, atualmente, 93,6 milhões de brasileiros, equivalente a 53,7% da população, têm acesso a bueiros ou bocas de lobo. Em 2010, esse número era de 60,3 milhões (39,3%). Santa Catarina lidera esse aspecto, com 85,2%, seguido pelo Paraná, com 83,4%. Já Piauí (11,6%), Rio Grande do Norte (19,2%) e Ceará (20,9%) apresentam os menores índices.

Planaltina, em Goiás, detém o menor percentual de moradores (6%) com acesso a bueiros ou bocas de lobo entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Fonte: IBGE – Censo Demográfico

Contribua para uma sociedade mais inclusiva e acessível – todos ganham com a acessibilidade!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vale Tudo: Raquel dá rasteira em Marco Aurélio após grande descoberta

Nos próximos capítulos de “Vale Tudo”, um acontecimento inesperado mudará o cenário da trama. Raquel (Taís Araújo) desferirá um golpe preciso em Marco...

Letras de gratidão: Dimitri Ganzelevitch lança livro de memórias

Dimitri Ganzelevitch, um verdadeiro cidadão do mundo, acaba de lançar seu novo livro, Minha Vida de Jasmim, como forma de comemorar cinco décadas...

‘Onde tem Bahia’: 2ª temporada aborda a importância da economia do mar

A TV Bahia traz uma nova onda de inspiração com a segunda temporada do programa "Onde tem Bahia", que estreia nesta sexta-feira (25)....