Conclave: afinal, quando a Igreja Católica escolherá o novo papa?

Publicado:

Com o falecimento do Papa Francisco nesta segunda-feira (21/4), a Igreja Católica se prepara para o conclave que determinará o sucessor do líder religioso. Estima-se que a reunião com os cardeais eleitores de todo o mundo seja iniciada entre 15 a 20 dias após a morte do pontífice, o que sugere que a eleição pode ocorrer entre os dias 6 e 11 de maio.

Com a vacância papal, a igreja precisa organizar a cerimônia, realizada por meio de voto secreto depositado em uma urna, para definir o novo papa. O conclave acontece na Capela Sistina, no Vaticano, e reúne até 135 cardeais com menos de 80 anos e com direito a voto no Colégio de Cardeais, responsáveis por escolher o sucessor do pontífice.

Procedimento do Conclave

Para que um cardeal se torne o novo papa, é necessário obter 2/3 dos votos dos cardeais eleitores para se tornar líder da Igreja Católica. Atualmente, existem 135 cardeais elegíveis para votar (aqueles com menos de 80 anos).

Os membros do Colégio de Cardeais ficam isolados, sem acesso ao mundo exterior, e votam entre si, sem a possibilidade de se autonomearem para o cargo.

No primeiro dia de votação, os cardeais eleitores indicam seus candidatos em cédulas de papel. Se nenhum candidato for escolhido neste estágio, um novo ciclo de votações é iniciado a partir do segundo dia.

Caso nenhum papa seja eleito após os três dias iniciais de votação, onde são permitidas até quatro eleições adicionais, as votações são interrompidas por um dia para orações.

Posteriormente, o processo de votação é retomado, e mais sete rodadas de votação são realizadas. O processo pode ser interrompido até três vezes se um consenso sobre o nome não for alcançado. Se persistir o desacordo, os dois nomes mais votados passam por uma votação final para determinar o escolhido.

Os votos são queimados e emitidos por uma chaminé da Capela Sistina, revelando ao mundo o resultado da eleição. A fumaça preta indica que não houve acordo sobre o sucessor do líder da igreja. Já a fumaça branca anuncia a eleição de um novo papa pela Igreja Católica.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após motim, Câmara aprova urgência de punição a deputados

Na terça-feira, 19 de agosto, a Câmara dos Deputados deu um passo significativo rumo à responsabilização de parlamentares que tentam obstruir as atividades...

PGR nega violação de equipamentos de tenente da PMDF réu no 8/1

A Procuradoria-Geral da República rejeitou as alegações de que houve qualquer manipulação inadequada do celular e do notebook do 2º tenente da Polícia...

Alckmin fala em “acalmar ânimos” e vê avanço em negociações com EUA

Em meio a um cenário econômico desafiador, o vice-presidente Geraldo Alckmin destaca a importância de “acalmar os ânimos” nas relações comerciais com os...