
A Conmebol está conduzindo uma investigação disciplinar em relação a um ato de racismo cometido por um torcedor do Palmeiras durante um confronto da Copa Libertadores. Durante a partida realizada no Allianz Parque, vídeos nas redes sociais registraram o torcedor realizando gestos ofensivos e proferindo termos pejorativos em relação aos torcedores do Cerro Porteño, referindo-se a eles de forma discriminatória como “índios”. A entidade esportiva analisará as filmagens do incidente e poderá impor punições ao clube, que incluem possíveis multas. Em resposta ao ocorrido, o Palmeiras declarou que está empenhado em identificar o torcedor responsável. Medidas estão sendo tomadas para bloquear o acesso desse indivíduo à plataforma de compra de ingressos e também para excluí-lo do programa de sócio-torcedor do clube. Além disso, um Boletim de Ocorrência será registrado.
Conmebol abre procedimento disciplinar e pode punir o Palmeiras por gesto racista de torcedor.
Na partida contra o Cerro Porteño, no Allianz Parque, um torcedor palmeirense foi flagrado fazendo gestos racistas e chamados os paraguaios de “índios.”
Via: @okdobleamarilla
?:… pic.twitter.com/mKlS6TvtnG
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 10, 2025
Este incidente é o quarto caso de investigação disciplinar nesta edição da Libertadores. A Conmebol já está investigando outros episódios, incluindo um torcedor do Sporting Cristal que imitou um macaco na direção da torcida do Palmeiras, assim como um caso de discriminação contra brasileiros no confronto entre Talleres e São Paulo. Recentemente, um jogador do Alianza Lima foi punido por comportamento xenofóbico.
A partida entre Palmeiras e Cerro Porteño já estava carregada de tensão, agravada por episódios racistas anteriores, como os dirigidos ao jogador Luighi durante a Libertadores sub-20. Antes do jogo, adesivos com a frase “Conmebol racista” foram colocados na entrada da torcida visitante do Allianz Parque. Richard Ríos foi o autor do gol que assegurou a vitória do Palmeiras no confronto.
Chamado à ação: Participe ativamente promovendo o respeito e a igualdade no esporte. Seja parte da mudança!
Comentários Facebook