O Corregedor-Geral da Justiça da Bahia, Desembargador Roberto Maynard Frank, instituiu nesta sexta-feira (25) o “Projeto Raio-X Estratégico”, uma iniciativa voltada para a análise e otimização do fluxo de trabalho em varas judiciais com altos índices de lentidão processual. A medida visa melhorar a eficiência do Judiciário baiano, reduzir o acúmulo de processos e alinhar as unidades às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O projeto, que terá vigência até 30 de outubro de 2025, abrange 20 varas especializadas em causas cíveis, família, sucessões e relações de consumo em cidades como Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e outras. Entre as unidades incluídas estão a 9ª Vara Cível e Comercial de Salvador, a 2ª Vara de Família de Salvador e a 1ª Vara Cível de Irecê.
De acordo com o provimento, muitas dessas unidades apresentam taxas elevadas de congestionamento, processos parados há mais de 100 dias e dificuldades em cumprir as Metas 1 e 2 do CNJ, que tratam da redução do tempo processual e da eficiência na tramitação de ações judiciais.
Caso sejam identificadas irregularidades ou descumprimento de deveres funcionais, a Corregedoria poderá adotar providências administrativas.
Comentários Facebook