A média móvel de casos e mortes por Covid-19 no Brasil registrou uma queda significativa de mais de 12%. De acordo com o Boletim da Semana Epidemiológica (SE) 14, do Ministério da Saúde, a última semana contou com 7.477 novos casos e 144 óbitos. Embora os números da Covid-19 tenham diminuído, houve um aumento nos casos de influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no país.
Entre os estados com maior incidência da Covid-19, com taxas variando de 2,8 a 11,7 casos por 100 mil habitantes, destacam-se Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Rondônia.
Na análise da vigilância de síndromes gripais, observou-se um aumento na positividade dos vírus influenza, em especial influenza B e influenza A (H1N1). Durante as semanas 12 a 14, a influenza A cresceu nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
A vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) identificou 13.754 casos hospitalizados em 2025, evidenciando a predominância de VSR, rinovírus e influenza A. Os óbitos por SRAG foram principalmente causados pela Covid-19, seguidos por rinovírus e influenza A.
O Boletim InfoGripe revelou um sinal de alerta em 13 unidades federativas devido à incidência de SRAG, evidenciando um crescimento preocupante em longo prazo. O esforço de imunização contra a influenza, iniciado em 7 de abril, visa proteger 90% dos grupos prioritários, incluindo crianças, idosos, gestantes e diversos outros grupos de risco.
A vacinação nas escolas públicas de 5.544 municípios tem o objetivo de imunizar quase 30 milhões de estudantes até 25 de abril, mediante autorização prévia dos responsáveis.
Comentários Facebook