Defesa de Luigi Mangione tenta barrar pedido de pena de morte

Publicado:

A defesa de Luigi Mangione, acusado de assassinar o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, em Nova York, contestou judicialmente na sexta-feira (11/4) o pedido de pena de morte feito pelo governo dos Estados Unidos.

Os advogados argumentam que a decisão da procuradora-geral Pamela Bondi, aliada de Donald Trump, possui motivações políticas e desrespeita os procedimentos para casos de pena de morte estabelecidos no país.

“O governo dos Estados Unidos está usando o Sr. Mangione como peão em seus jogos políticos”, afirmaram os advogados.

Bondi anunciou recentemente que os promotores federais buscariam a pena de morte para Mangione, descrevendo o crime como premeditado e brutal. A procuradora justificou a decisão como parte da nova política de “tolerância zero” contra crimes violentos, apoiada por Trump em sua campanha, com o lema de “tornar a América segura novamente”.

No entanto, a defesa argumenta que Bondi se baseou no cargo da vítima – um alto executivo do setor de saúde – para agravar a sentença, o que não está de acordo com os critérios do Departamento de Justiça.

Além disso, os advogados alegam que as declarações públicas de Bondi comprometem a imparcialidade do júri e ameaçam o direito do réu a um julgamento justo.

Mangione, de 26 anos, foi detido em dezembro de 2024, após o assassinato de Thompson na porta de um hotel em Manhattan. Na ocasião da prisão, ele estava com uma arma e um manifesto criticando o sistema de saúde dos EUA.

Atualmente, Mangione está sob custódia no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn e aguarda uma nova audiência agendada para 18 de abril.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio virou articulador da anistia para não ser “Dilma de Bolsonaro”, diz aliado

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicans, está se destacando na articulação em torno de um projeto de anistia para aqueles...

Promessa do Corinthians marcou 4 gols nos últimos 5 jogos; veja

Na noite de quarta-feira, 10 de setembro, o Corinthians conquistou uma vitória convincente por 2 a 0 contra o Athletico Paranaense, garantindo assim...