Você sabia que é possível regenerar dentes com células-tronco? A técnica, chamada revascularização pulpar, representa um avanço na odontologia moderna, especialmente em casos de dentes ainda em formação que sofreram necrose (morte do nervo).
Durante anos, o tratamento era feito com técnicas como a apicificação ou o uso do tampão de MTA, que selavam a raiz, mas deixavam o dente frágil. A nova abordagem estimula o próprio corpo a regenerar o tecido do canal, fortalecendo a raiz e permitindo seu crescimento natural.

Esse tema foi defendido no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da dentista Kelly Nanci Lima Martins, que usou fibrina rica em plaquetas (PRF) e cimento biocerâmico num caso clínico de sucesso.
A pesquisa, orientada pelos professores Camila de Almeida Andrade Gadelha e Antônio Henrique Braitt, do Instituto Excellence – Ilhéus, ganhou destaque e notoriedade à ponto de ser publicado na revista científica Seven Publicações Acadêmicas, reforçando o potencial transformador dessa técnica na odontologia. Uma inovação científica com vistas no cuidado muito além do sorriso!

Kelly Nanci é dentista, mora na cidade de Caravelas, atua em clínicas particulares na região no extremo sul da Bahia, realizando um trabalho que alia à experiência advinda da atuação na rede pública de saúde, onde boa parte dos casos são muito desafiadores, dada a política de saúde bucal e a necessidade de conscientização sobre os cuidados com a própria saúde e higiene pessoal.
Comentários Facebook