O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, foi designado para ser o porta-voz oficial da entidade em relação ao falecimento do papa Francisco, aos 88 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (21/4). Ele conduzirá uma coletiva de imprensa na sede da CNBB, localizada em Brasília, às 14h30.
Dom Ricardo transmitirá à imprensa a posição da Conferência diante da perda do pontífice argentino, que liderava a Igreja Católica desde 2013.
Anteriormente, a CNBB emitiu um comunicado sobre o falecimento do papa. Segundo a entidade, o pontífice “defendeu uma Igreja em constante movimento, misericordiosa, comprometida com a preservação do planeta, promovendo o amor na família e incentivando a fraternidade entre os seres humanos”.
Logo após sua apresentação ao mundo, na sacada central da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco surpreendeu os milhares de fiéis presentes na praça ao cumprimentá-los com um simples “boa noite” e, logo em seguida, inclinando-se para solicitar orações em prol de sua missão à frente da Igreja Católica, conforme informou a CNBB em sua homenagem ao pontífice.
Gestos Memoráveis do Papado
- Em tributo ao papa, a CNBB destacou alguns gestos significativos durante seu pontificado.
- “Em julho de 2013, o Papa Francisco realizou sua primeira viagem apostólica durante a Jornada Mundial da Juventude, no Brasil. Na ocasião, diversos momentos marcantes ficaram marcados na memória desse primeiro contato do pontífice com outro país juntamente com o povo de Deus”, divulgou a CNBB.
- “O Papa Francisco traduziu e testemunhou, por meio de gestos, suas visões para a Igreja e a sociedade”, afirmou a entidade.
Falecimento do Papa
O papa Francisco faleceu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell.
O pontífice permaneceu hospitalizado por aproximadamente 40 dias devido a uma pneumonia dupla. No último sábado (19/4), ele apareceu em público na Basílica de São Pedro, no Vaticano. No domingo de Páscoa (20/4), fez uma aparição na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.
Durante sua aparição na Praça de São Pedro, ele acenou para as milhares de pessoas presentes e, durante a mensagem de Páscoa, fez um apelo aos líderes políticos “para que não se rendam ao medo, mas utilizem os recursos disponíveis para auxiliar os necessitados, combater a fome e promover ações que favoreçam o desenvolvimento”.
O religioso enfrentou diversos problemas respiratórios desde a juventude – inclusive passando por uma cirurgia para a remoção de parte de um dos pulmões – e teve internações recentes devido a complicações de saúde.
Comentários Facebook