Nesta terça-feira (1º), tem início a Etapa Escolar das eleições de líderes e vice-líderes nas escolas da rede estadual da Bahia. Até a próxima segunda-feira (7), os estudantes terão a oportunidade de eleger seus representantes escolares, marcando a segunda fase do processo.
Essa iniciativa é parte importante das ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para promover o protagonismo estudantil, incentivando a gestão participativa nas escolas e estimulando o diálogo sobre a educação dentro da comunidade estudantil.
Além dos líderes e vice-líderes estudantis, a rede estadual contará com representantes de segmentos específicos, como indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e alunos do campo. As lideranças terão diversas responsabilidades, incluindo representar seus colegas de turma, promover o diálogo para resolver conflitos, fomentar um bom relacionamento na turma, coordenar a distribuição de tarefas em projetos e ações e contribuir para iniciativas de busca ativa, além de dar sugestões para aprimorar projetos.
Derick Mychel Neves de Souza, de 17 anos, recentemente eleito líder de turma no Colégio Estadual de Tempo Integral Rosalvo Oliveira Souza, em Malhada, compartilha suas expectativas com o mandato: “Acredito que um líder eficaz se preocupa com o bem-estar de todos, sempre disposto a ouvir e ajudar. Espero que meus colegas reconheçam meu empenho em contribuir para nossa turma, construindo um ambiente unido, colaborativo e inspirador, onde todos se sintam valorizados e motivados a dar o melhor de si.”
Ana Mirelli dos Santos Gomes, também com 17 anos e recém-eleita líder de turma, está entusiasmada com a oportunidade: “Como líder de classe, pretendo trabalhar em colaboração com colegas e professores para promover um ambiente escolar mais harmonioso e produtivo, organizando eventos e atividades que estimulem a integração e o bem-estar dos alunos. Além disso, estou comprometida em resolver problemas e desafios identificados pela turma, ouvindo suas necessidades e sugestões.”
Cronograma:
A primeira etapa das eleições estudantis foi concluída em 31 de março, com a eleição de líderes de turma em todas as unidades escolares, incluindo sedes e anexos, em diversas modalidades de ensino. Após as eleições para líderes escolares esta semana, as eleições para líderes municipais ocorrerão de 21 a 30 de abril.
Comentários Facebook