Uma queda de energia deixou partes da Espanha e de Portugal sem energia elétrica, nesta segunda-feira (28). Além deles, outros países da Europa reportaram falhas de energia após o apagão registado, são os casos de França, Alemanha, Países Baixos e Suécia.
O apagão, que começou por volta das 12h do horário local (7h de Brasília), interrompeu a operação de vários serviços, como empresas de comunicações, estações de trem e aeroportos. O fornecimento ainda não foi restabelecido.
A operadora da rede elétrica espanhola Red Electrica afirmou estar trabalhando para restabelecer o fornecimento. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados à solução. Continuaremos informando”, afirmou.
“Reduza a velocidade e preste atenção redobrada. Priorize a direção segura: sua calma salva vidas, alertou a Polícia em nota. As autoridades espanholas estão pedindo aos moradores que “evitem dirigir o máximo possível” em razão da queda de energia.
A operadora ferroviária espanhola Renfe informou que houve uma queda de energia ao nível nacional, causando a parada de trens e o cancelamento de partidas.
“A REN confirma um corte de energia de grandes dimensões em toda a Península Ibérica, que afetou também parte de França e cujo impacto chegou a Portugal a partir das 11h33min”, informou a operadora de rede elétrica portuguesa REN, queda de energia está afetando toda a Península Ibérica e parte da França.
O governo português criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão. “O governo está a trabalhar em conjunto num grupo de acompanhamento que foi imediatamente acionado. Trata-se de um problema de interrupção de energia que estará a afetar muitos países da Europa, terá tido origem na rede de transporte e é um problema de origem exterior a Portugal”, afirmou o ministro da presidência portuguesa, António Leitão Amaro.
Comentários Facebook