Católicos em Feira de Santana celebraram o Domingo de Ramos, que simboliza o início da Semana Santa e relembra a chegada de Jesus em Jerusalém. As festividades tiveram início nas primeiras horas deste domingo (13) no Colégio Padre Ovídio, com a tradicional “Bênção dos Ramos”, o primeiro ritual litúrgico do dia.
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
Posteriormente, os fiéis saíram em procissão, carregando ramos e entoando cânticos pelas ruas, em direção à Catedral Metropolitana de Santana. Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, a solenidade contou com a presença de pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, unidas pela devoção e pelo desejo de renovar a espiritualidade durante a Quaresma.
Em entrevista ao site, o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni, ressaltou que a data vai além de marcar o início da Semana Santa, sendo também um convite à atenção e à solidariedade entre as pessoas. Neste ano, a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral: ‘Deus viu que tudo era muito bom’” (Gn 1,31).
O padre Paulo, da Catedral de Santana, comentou que a celebração recorda momentos cruciais da vida de Jesus. “Ele foi recebido com glória, louvor e hinos. Entretanto, aqueles que o acolheram na entrada de Jerusalém, aclamando-o como Rei, na Sexta-feira Santa estavam clamando por sua crucificação. Portanto, hoje marca o início de uma jornada significativa que Jesus percorrerá: de amor, entrega, morte, mas também de vitória e salvação”, explicou.
A Semana Santa em Feira de Santana prossegue com programações em diversas paróquias da cidade.
Comentários Facebook