O filme Conclave, dirigido por Edward Berger e indicado em oito categorias do Oscar 2025, traz à tona os bastidores do processo de escolha de um novo papa, imerso em mistério, ritual, tradição e política. Após a morte do papa Francisco, o longa-metragem ganhou destaque, revelando os segredos e as intrigas que permeiam o conclave do papa.
O enredo acompanha o cardeal Lawrence, que lidera um grupo de sacerdotes na eleição do sucessor do pontífice falecido. Em meio a líderes mundiais e segredos profundos, a trama se desenrola, colocando em risco os alicerces da Igreja Católica. Com atuações de destaque de Ralph Fiennes, Isabella Rossellini, Stanley Tucci, entre outros, o filme lança luz sobre esse turbulento processo de sucessão papal.
Ao se deparar com a vacância papal, a Igreja Católica tem um prazo de 15 a 20 dias para organizar o conclave. Neste evento, até 120 cardeais com direito a voto, com idade inferior a 80 anos, são reunidos na Capela Sistina, para eleger o novo papa. Para se tornar o líder da Igreja Católica, um cardeal deve obter dois terços dos votos dos colegas cardeais.
Durante o conclave, os cardeais votam em sigilo, sem possibilidade de se autoindicarem para o cargo. Escrutinadores contam os votos e revisores supervisionam o ritual, garantindo transparência no processo.
No primeiro dia, os cardeais indicam seus candidatos em cédulas de papel. Se nenhum papa for eleito, novas rodadas de votação se iniciam no dia seguinte, com até quatro eleições durante três dias, intercaladas com intervalos para orações. Em caso de impasse, os dois mais votados disputam diretamente.
A cada votação, os votos são queimados e a fumaça resultante, emitida pela chaminé da Capela Sistina, comunica ao mundo o resultado do pleito. A fumaça preta indica falta de consenso, enquanto a fumaça branca anuncia o novo líder da Igreja Católica.
Assim, o filme Conclave mergulha o espectador em uma trama envolvente, revelando os jogos de poder e as tensões presentes no coração de uma das instituições mais antigas do mundo, tornando compreensível e intrigante todo o ritual por trás da escolha de um novo papa.
Comentários Facebook