A Força Nacional de Segurança Pública será mobilizada no Extremo Sul da Bahia para prevenir conflitos agrários. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (17) pelo Governo estadual. A ação foi recomendada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e respaldada pelo Ministério dos Povos Indígenas e pelo Mupoiba (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia).
Conforme anunciado pelo governo local, a Força Nacional atuará especificamente em áreas de interesse e serviços da União, em coordenação com as autoridades regionais, contando com o apoio contínuo das forças estaduais de segurança, que manterão presença ativa e constante na região.
“O Governo da Bahia reitera seu compromisso com a legalidade, defendendo a demarcação adequada de terras indígenas, o respeito à propriedade privada e a manutenção da ordem pública, em conformidade com a Constituição Federal. Além disso, destaca que o diálogo representa a única abordagem legítima e perene para alcançar soluções pacíficas e sustentáveis para a região”, trecho destacado da declaração oficial.
A mobilização da Força Nacional no Extremo Sul da Bahia para garantir a segurança e mediar conflitos entre comunidades indígenas e fazendeiros reforça o compromisso do estado em buscar soluções pacíficas e harmoniosas para questões territoriais sensíveis.
Comentários Facebook