A controvérsia surgiu entre a família de Freddie Mercury e sua ex-namorada, Mary Austin, devido a um leilão promovido por ela, onde foram leiloados diversos pertences do artista. A família teria investido cerca de 3 milhões de libras para recuperação de vários objetos, mas a iniciativa de Mary causou um conflito, sendo chamado pela imprensa britânica de uma verdadeira “guerra” entre as partes.
Mary Austin e Freddie Mercury tiveram um relacionamento duradouro, que perdurou de 1969 até o final dos anos 1970. Após a separação, mantiveram uma relação próxima, com Mary se tornando uma grande amiga e confidente do cantor durante sua batalha contra o HIV, sendo beneficiária principal de sua herança no testamento.
Em 2023, Mary organizou um leilão em Nova York, onde mais de 1.400 objetos ligados a Freddie Mercury foram leiloados, arrecadando 40 milhões de libras. As receitas foram destinadas à Mercury Phoenix Trust, criada pelos ex-colegas de banda no Queen, e à Elton John AIDS Foundation.
No entanto, dos 40 milhões arrecadados, 3 milhões vieram de Kashmira Bulsara, irmã de Freddie Mercury, que teria ficado furiosa com a situação, especialmente pelo fato dos pertences de seu irmão estarem disponíveis para qualquer pessoa. Kashmira participou de maneira anônima de uma visita pré-leilão para escolher os itens que desejava adquirir. Apenas sua assistente compareceu ao leilão da Sotheby’s, empresa de leilões londrina renomada, mantendo contato com ela durante todo o evento para determinar os lances por cada item.
Alguns dos itens adquiridos por Kashmira Bulsara incluem uma jukebox (406 mil libras), um colete com retratos dos gatos de Freddie (139 mil libras), um casaco militar (457 mil libras), páginas de letras da música Killer Queen (279 mil libras), um vaso transformado em abajur por Mercury (22,8 mil libras) e uma camiseta (40 mil libras).
Por outro lado, Mary Austin não se pronunciou oficialmente sobre a polêmica. Na época, ela mencionou que o leilão marcou o fechamento de um capítulo especial em sua vida.
Comentários Facebook