Glauber Braga acusa Arthur Lira de planejar sua cassação por ter denunciado o orçamento secreto

Publicado:

O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) acusou Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, de estar por trás de seu processo de cassação no Conselho de Ética, resultando em uma votação de 13 a 5 na quarta-feira (9).

Segundo Braga, a cassação seria uma retaliação de Lira por tê-lo denunciado no Supremo Tribunal Federal sobre as “emendas de líder” de mais de R$ 4 bilhões, revelando um suposto orçamento secreto. A denúncia levou à suspensão do pagamento das emendas pelo ministro Flávio Dino no ano passado.

“Denunciamos incansavelmente o orçamento secreto. Subi à tribuna 21 ou 22 vezes para abordar o assunto”, enfatizou Glauber Braga.

O deputado declarou que o atual presidente, Hugo Motta (Republicanos-PB), cedeu às pressões de Lira, atrasando o início da ordem do dia no plenário para permitir a continuidade da sessão do Conselho de Ética até a votação do parecer de Paulo Magalhães (PSD-BA).

Em entrevista, Braga reiterou não se arrepender de ter expulsado um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) do prédio da Câmara aos pontapés, a ação que o levou ao Conselho de Ética.

“Não me arrependo, pois como poderia não defender a honra da minha mãe em vida, que faleceu dias depois. Essa foi a desculpa usada para dar continuidade ao processo, mas encontrariam outra. É uma máquina de provocação”, afirmou Braga.

Por fim, o deputado do Psol anunciou que permanecerá no prédio da Câmara dos Deputados até o desfecho do processo. Além disso, afirmou que entrará em greve de fome e chegará “até as últimas consequências”.

“Hoje dei início ao jejum. Decidi adotar a tática mais radical que um militante político pode tomar”, disse.

A cassação ainda pode ser contestada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se confirmada, será decidida em plenário.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Leandro de Jesus rebate Kleber Rosa após queixa-crime: “quem deve explicações para a Justiça é ele”

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) se manifestou em resposta...

Ação pede investigação de delegado envolvido em concurso suspenso

Um grupo de candidatos ao concurso de investigador da Polícia Civil de São Paulo, cuja homologação foi suspensa pela Justiça devido a suspeitas...

Marco Feliciano tem recursos negados e mantém condenação por danos morais a mãe de Cazuza

O deputado federal Marco Feliciano teve dois recursos negados pela Justiça do Rio de Janeiro, permanecendo condenado a indenizar Lucinha Araújo, mãe do...