Google afirma que suspendeu 700 mil contas de anunciantes com potencial golpista

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O Google divulgou que bloqueou cerca de 700 mil contas de anunciantes fraudulentos em 2024. Esses golpistas utilizavam anúncios na internet, incorporando imagens ou áudios falsos produzidos com inteligência artificial para se passar por celebridades ou figuras públicas.

O Relatório de Segurança em Anúncios do Google, divulgado recentemente, indica que mais de 415 milhões de anúncios foram bloqueados, resultando em uma redução significativa de 90% nas denúncias desse tipo de golpe no último ano.

Os criminosos costumam se passar por autoridades ou personalidades conhecidas para ganhar confiança. A inteligência artificial é capaz de simular a voz e o rosto dessas pessoas a partir de vídeos disponíveis na internet.

Esses anúncios falsos, muitas vezes, promovem produtos duvidosos, como esquemas de dinheiro fácil. Eles são distribuídos por meio de anúncios pagos em plataformas como YouTube, sites parceiros e nos resultados de busca do Google.

No total, o Google bloqueou 5,1 bilhões de anúncios no ano passado e suspendeu mais de 39 milhões de contas de anunciantes por violação de políticas da empresa, especialmente por abuso da rede de anúncios e uso indevido de marcas registradas.

A empresa também restringiu a veiculação de 9,1 bilhões de anúncios por conter conteúdo sensível, como jogos de azar, álcool, serviços financeiros e temas relacionados à saúde.

Além disso, aproximadamente 1,3 bilhão de páginas de sites parceiros do Google tiveram anúncios bloqueados ou limitados, e mais de 220 mil sites foram penalizados, principalmente por conteúdo sexual, perigoso, depreciativo ou softwares maliciosos.

O Google destaca que os sistemas de inteligência artificial com modelos de linguagem avançados aceleram o processo de detecção de contas suspeitas. Esses sistemas conseguem identificar padrões de comportamento duvidoso, como o uso de informações de pagamento falsas, desde a criação da conta.

No relatório, pela primeira vez, há um panorama específico sobre o Brasil. Foram removidos 201 milhões de anúncios no país e suspensas 1,3 milhão de contas de anunciantes no último ano. As principais violações estão relacionadas ao uso indevido de marcas registradas, disseminação de informações incorretas, publicidade ilegal de jogos de azar e questões legais.

O Google reforça seu compromisso em enfrentar anúncios maliciosos para garantir um ambiente online mais seguro. A segurança do ambiente eleitoral também foi uma prioridade, com 10,7 milhões de anúncios eleitorais de contas não verificadas removidos ao longo do ano.

Como parte dessas medidas, o Google atualizou trinta de suas políticas de anúncios, incluindo exigências de transparência para conteúdos políticos. A empresa destaca a importância de identificar claramente quem pagou por cada anúncio político e divulgar um relatório de transparência contendo todas as propagandas relacionadas a esse tema.

O Google foi pioneiro em estabelecer requisitos de divulgação para conteúdos gerados por IA em anúncios eleitorais, além de aplicar suas políticas contra alegações eleitorais falsas em todo o mundo.

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