O futuro da safra de grãos na Bahia: projeções positivas do IBGE e da Conab
As recentes projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelam um cenário promissor para a safra de grãos na Bahia em 2025. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE, a estimativa é de um aumento significativo de 7,3% na produção de cereais, oleaginosas e leguminosas em relação ao ano anterior, alcançando 12,2 milhões de toneladas. Já a Conab projeta um crescimento ainda mais expressivo, próximo a 8%, para a produção de grãos no ciclo 2024/2025.
A perspectiva otimista se estende para diferentes culturas, com destaque para a soja, que segundo o IBGE, terá um crescimento de 10,6%, atingindo 8,33 milhões de toneladas, e para o algodão, que deverá registrar um aumento de 0,7%, alcançando 1,78 milhão de toneladas. A produção de algodão na Bahia se destaca, mantendo o estado como o maior produtor do Nordeste. Além disso, o feijão e o milho também apresentam crescimento na produção, com estimativas de leve aumento e 1,7%, respectivamente.
Outras culturas também apontam para um crescimento significativo, como o café, com uma projeção de aumento de 6,8%, e a mandioca, com uma previsão de crescimento de 14,7%. A produção de cana-de-açúcar deve ter um leve recuo de 1,0%, enquanto o cacau apresenta um crescimento de 7,0%. Na fruticultura, culturas como banana, laranja e uva também mostram variações positivas em suas produções.
Apesar de algumas divergências entre as projeções do IBGE e da Conab para algumas culturas específicas, como o milho, os levantamentos convergem para a expectativa de um crescimento sólido e generalizado na safra de grãos na Bahia em 2025, impulsionado principalmente pela soja e pelo algodão.
Comentários Facebook