No Dia Mundial do Livro, um lançamento especial está agendado em Salvador. A Edufba apresentará o livro ‘Você diz que o meu samba é plágio: histórias de plágio (ou não) na música popular brasileira’, escrito pelos advogados, músicos e compositores Rodrigo Moraes e Juca Novaes, em comemoração também ao Dia do Direito de Autor.
A obra aborda casos verídicos e falsas acusações de plágio na história da MPB de 1929 a 2024.
O lançamento do livro será marcado por um evento na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia no dia 23 de abril, às 17h. O evento contará com uma mesa redonda com os autores, juntamente com os compositores baianos Alfredo Moura, Gerônimo Santana, Manno Góes, Marcelo Timbó, Paquito e Tatau.
“Este é um livro singular. Fala com imensa autoridade sobre um dilema que pode arruinar reputações artísticas, sentenciar músicas à desgraça e nos privar do deleite de ouvir algo que admiramos. Juca Novaes e Rodrigo Moraes não são apenas especialistas em Direito Autoral, são também músicos e compositores – entendem de partituras. Eles não são enganados por ninguém!”, avalia o jornalista Ruy Castro.
O livro reúne análises de obras jurídicas, decisões judiciais, biografias de compositores brasileiros, coberturas jornalísticas e obras que narram a história da música popular brasileira.
O evento faz parte das comemorações da Faculdade de Direito da UFBA, que completa 134 anos em 15 de abril, sendo a terceira faculdade de Direito mais antiga do Brasil.
Rodrigo Moraes ressalta que, apesar de abordar questões legais, o livro visa alcançar artistas, compositores, músicos, editores, produtores fonográficos, empresários, jornalistas e amantes da música de forma geral. Por isso, os autores optaram por uma linguagem acessível.
“Buscamos evitar o ‘juridiquês’, linguagem do direito que muitas vezes afasta o público do tema”, explica Moraes.
“O livro apresenta muitas informações e histórias fascinantes sobre o tema. Altamente recomendado para qualquer pessoa interessada em direitos autorais e nas belas histórias de nossa música”, comenta Roberto Frejat, cantor e compositor da banda Barão Vermelho.
SERVIÇO – Lançamento do livro: “Você diz que o meu samba é plágio: histórias de plágio (ou não) na música popular brasileira” (Edufba)
Quando: 23 de abril de 2025 (quarta-feira)
Horário: Das 17h às 21h
Local: Sala da Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Rua da Paz, s/n, Graça)
Comentários Facebook