O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, irão ao funeral do Papa Francisco em Roma. A notícia foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21).
A data da viagem ainda não foi definida, uma vez que Lula está aguardando os protocolos do Vaticano em relação ao funeral do sumo pontífice. A composição da comitiva que acompanhará o presidente deverá ser anunciada amanhã, terça-feira (22).
O Papa Emérito Francisco faleceu aos 88 anos nesta segunda-feira (21). O cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, foi quem fez o anúncio. O velório está previsto para ocorrer na Basílica de São Pedro e o funeral na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Nesta segunda-feira, Lula decretou oficialmente sete dias de luto no Brasil em decorrência da morte do Papa. Por volta das 10h, as bandeiras em frente ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal já estavam a meia-haste, em sinal de luto nos prédios públicos.
“Papa Francisco foi o pontífice da paz, do diálogo, da união e do amor por todas as formas de vida. Ele fez diversos alertas sobre a crise climática e o perigo que representa para o nosso planeta – uma obra-prima da criação divina. Condenou todas as guerras, que têm como principais vítimas a população civil, especialmente mulheres e crianças”, declarou Lula em um vídeo divulgado pela Presidência da República na noite desta segunda.
O funeral do Papa Francisco está agendado para o próximo sábado (26), às 10h no horário local de Roma e às 5h no horário de Brasília. A data foi confirmada pelo Vaticano nesta terça-feira (22). A cerimônia será a Santa Missa Exequial do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista.
Comentários Facebook