O Ministério da Educação (MEC) junto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança o programa de apoio aos cursinhos populares. As inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) estão disponíveis a partir desta terça-feira (22). Este projeto visa selecionar 130 propostas de cursinhos gratuitos voltados para a preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares de acesso ao ensino superior.
Os interessados têm até o dia 6 de maio para realizar suas inscrições no portal Prosas e a lista dos selecionados será divulgada em 7 de maio diretamente no portal do MEC. Cursinhos populares que não contam com apoio financeiro direto ou indireto terão prioridade na seleção.
De acordo com o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, os cursinhos populares desempenham um papel crucial na luta pela democratização do acesso ao ensino superior, sendo verdadeiras fortalezas de resistência.
Com investimento inicial de R$ 24,8 milhões para o ciclo 2024-2025, a rede tem o intuito de apoiar 130 cursinhos já no primeiro ano, beneficiando até 5.200 estudantes em todo o Brasil. Até 2027, o montante total chegará a R$ 99 milhões, beneficiando aproximadamente 324 cursinhos populares.
Hugo reforça a importância da continuidade e participação dos cursinhos populares no edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares, enfatizando a necessidade de apoio didático, financeiro e de capacitação para os professores.
Comentários Facebook