Um projeto de lei que visava renomear a Estação 108 Sul do metrô do Distrito Federal para “Estação Enfermeira Anna Nery” foi impedido durante uma audiência pública na Câmara Legislativa (CLDF), realizada na segunda-feira (14/4).
A proposta foi rejeitada devido a questões jurídicas e financeiras apresentadas pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Como alternativa, foi decidido que a estação receberá uma homenagem visual à patrona da enfermagem no Brasil, Anna Nery.
O projeto de lei, de autoria da deputada distrital Dayse Amarilio (PSB), tinha como objetivo homenagear a “primeira enfermeira voluntária do Brasil”.
O presidente da Metrô-DF, Handerson Cabral, explicou durante a reunião que as estações não são consideradas logradouros públicos, mas patrimônio da companhia. Apesar das limitações financeiras e da recomendação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que impede a venda dos direitos de nome das estações, ficou acordado que a Estação 108 Sul se tornará um polo de homenagem à enfermeira Anna Nery, com uma ambientação visual especial a ser inaugurada em 15 de maio, durante a Semana da Enfermagem.
A inspiração para o projeto de lei veio do fato de a estação estar próxima à nova sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na 208/209 Sul, local onde ficavam a Casa d’Itália e o Teatro Goldoni. O edifício em construção, que receberá o nome de Enfermeira Anna Nery, foi outro motivador para a iniciativa.
Quem foi Anna Nery?
Anna Justina Ferreira Nery (Bahia, 1814 – Rio de Janeiro, 1880) foi uma pioneira da enfermagem no Brasil. Durante a Guerra do Paraguai, prestou serviços voluntários em hospitais militares em Assunção, Corrientes e Humaitá. Com recursos próprios, montou uma enfermaria em sua residência na capital paraguaia, sendo reconhecida por sua dedicação com várias condecorações. A primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil, fundada por Carlos Chagas em 1923, recebeu o nome da patrona da enfermagem no país, Anna Nery.
Com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
Comentários Facebook