Ministros de Lula e políticos lamentam a morte do papa Francisco

Publicado:

Nesta segunda-feira (21/4), ministros do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e diversas figuras políticas lamentaram a morte do papa Francisco, ocorrida durante a madrugada em sua residência oficial, na Casa Santa Marta, no Vaticano, aos 88 anos de idade.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recordou o encontro com o pontífice durante sua visita ao Rio de Janeiro em 2013, ressaltando sua defesa pelo acesso universal à saúde e seu apoio à vacinação em meio à pandemia.

“O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, erguendo sua voz a favor da vacinação e orando pelos enfermos, médicos e profissionais de saúde”, destacou Padilha.

O ministro do Esporte, André Fufuca, elogiou a fé, simplicidade e o legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo deixados por Francisco.

“Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo. Acolheu minorias, priorizou os pobres. Um Papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo. Obrigado por tudo. Descanse em paz, Santo Padre”, ressaltou.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, compartilhou uma foto do papa ao lado de sua mãe, Marinete Silva, em uma emocionante homenagem.

“Descanse em paz, Papa Francisco. Obrigada por todo seu ensinamento de esperança, amor verdadeiro, humildade e fé. Que Deus, Maria e todos os anjos lhe recebam de braços abertos. O senhor sempre será eterno em nossos corações e orações”, expressou a ministra.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou o compromisso do pontífice com a defesa da democracia e dos menos favorecidos.

“O papa Francisco deixará saudades em todos nós, pela luta em prol da democracia, do diálogo e dos menos favorecidos. Sua vida foi um testemunho diário de solidariedade. Que seus ensinamentos de paz, amor e esperança inspirem a todos!”, salientou.

O deputado Arthur Lira e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, juntamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, também prestaram homenagens e reconheceram o impacto e legado deixados por Francisco.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procuradora alerta que feminicídio pode ser evitado e não só remediado

O Brasil enfrenta uma contradição alarmante: enquanto a violência geral apresenta uma queda, os casos de feminicídio continuam a aumentar. Em 2024, pelo...

À direita, a última palavra será de Bolsonaro, o dono dos votos

Numa mesa onde o uso de talheres é impecável, algumas vozes da direita acusam o governo Lula de estar paralisado, especialmente com a...

PF abriu 20 apurações contra pessoas com foro privilegiado em 2025

Em 2025, a Polícia Federal (PF) já abriu 20 inquéritos contra autoridades com foro privilegiado, o que representa cerca de 25% do total...