Na manhã desta quarta-feira (23), uma operação denominada “Fraus Omnia” foi deflagrada nas cidades de Barreiras e São Desidério, no Extremo Oeste baiano. A ação cumpre seis mandados de busca e apreensão com o objetivo de investigar fraudes ocorridas na 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Barreiras.
De acordo com informações do Ministério Público do Estado (MP-BA), a investigação aponta que uma organização criminosa atuava fraudando exames de habilitação de condutores e vistorias de veículos, buscando obter vantagens ilícitas de natureza patrimonial.
O esquema, segundo o MP-BA, contava com a influência de um empresário local que, apesar de não ocupar cargo público, exercia forte controle sobre as atividades do órgão, estabelecendo, conforme a denúncia, um verdadeiro “balcão de negócios”.
Os investigados estariam envolvidos na manipulação de resultados de provas, na emissão fraudulenta de documentos relacionados à habilitação de condutores, além de atividades fraudulentas relacionadas à circulação de veículos. Até o momento, foram apreendidos R$ 282,9 mil em espécie, cheques no valor de R$ 14,2 mil, um celular, um caderno com anotações diversas, um carimbo e dois extratos bancários.
As investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) indicam que o esquema possivelmente envolvia negociações para aprovação fraudulenta em provas práticas, como a de baliza, com a participação de instrutores de autoescolas; adulteração de resultados em provas teóricas realizadas em computador; e manipulações em processos de vistoria veicular.
Os mandados foram emitidos pela 1ª Vara Criminal da comarca de Barreiras.
Comentários Facebook