Uma pesquisa realizada pela Nexus revelou que mais da metade dos brasileiros, 59%, têm uma paixão por chocolate, sendo que 36% declararam gostar muito. Surpreendentemente, 41% consomem chocolate pelo menos uma vez por semana. Entre os grandes apreciadores desse doce, é possível destacar residentes do Sudeste (42%), mulheres (46%), jovens de 18 a 24 anos (53%) e pessoas de alta renda, com mais de 5 salários mínimos mensais (42%).
No entanto, a pesquisa também apontou que 23% dos entrevistados têm pouco apreço por chocolate, enquanto somente 18% afirmaram não gostar do doce. Entre os menos entusiastas de chocolate estão homens (22%), indivíduos com mais de 60 anos (30%), moradores do Nordeste (29%) e indivíduos com renda familiar inferior a 1 salário mínimo (24%).
Frequência de Consumo
O estudo também analisou com que frequência os brasileiros incluem chocolate em suas dietas. Os resultados mostraram que 10% são “chocólatras”, ou seja, adoram chocolate e consomem-no pelo menos 4 vezes por semana. Por outro lado, 5% consomem chocolate diariamente, 5% de 4 a 6 vezes por semana, 14% de 2 a 3 vezes por semana e 17% uma vez por semana. Aqueles que consomem menos chocolate incluem 10% que consomem menos de uma vez por semana e 36% raramente. Apenas 12% afirmaram nunca consumir chocolate.
Amantes Moderados
Existe um grupo denominado “chocólatras controlados”, que correspondem a 16% da população e amam chocolate, porém o consomem raramente ou nunca. Esse grupo é composto principalmente por pessoas mais velhas (22%) e com renda familiar inferior a 1 salário mínimo (25%). Já o maior grupo, representando 35% dos entrevistados, consiste nos “apreciadores moderados”, que gostam do doce, mas o consomem de forma moderada, no máximo três vezes por semana. Este grupo é majoritariamente composto por jovens (44%), pessoas mais prósperas (44%) e residentes do Sudeste (42%).
Ovos de Páscoa
De acordo com a pesquisa, 66% dos chocólatras planejam comprar ou já compraram ovos de Páscoa em 2025, número acima da média nacional de 52% (considerando a população total). Em seguida estão os apreciadores moderados (62%), os chocólatras controlados (52%), consumidores ocasionais (50%), desconectados (36%) e aqueles que não gostam de chocolate (25%). Em casos em que os ovos de Páscoa estão muito caros, 74% dos entrevistados afirmaram que optariam por comprar outras variedades de chocolate, como barras e bombons.
Preferências de Chocolate
Quando se trata de preferências de chocolate, o ao leite é o favorito nacional, escolhido como a primeira opção por 42% dos brasileiros que consomem chocolate. Em seguida vem o chocolate amargo (30%) e o chocolate branco (20%). Outros 3% preferem todas as opções, enquanto 1% não soube opinar.
O chocolate branco é particularmente popular entre os moradores do Sul (21%) e o grupo dos desconectados, que não são grandes fãs de chocolate e o consomem esporadicamente, representando 37% das preferências.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa realizada pela Nexus entrevistou pessoalmente 2.000 cidadãos com 18 anos ou mais em todas as 27 Unidades da Federação entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A margem de erro da amostra total é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
Comentários Facebook