A aproximação da Páscoa traz consigo a ansiedade por chocolates, marca registrada do feriado, que estão na lista de compra de 52% dos brasileiros. Estima-se que o gasto médio por unidade alcance R$ 59 neste ano. No entanto, para 36% da população, os preços elevados podem ser um empecilho para a aquisição. Esses dados foram revelados pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados em seu estudo intitulado “A paixão dos brasileiros por chocolate”.
O público-alvo majoritário, representando 61%, são os filhos ou crianças, seguidos por outros familiares (30%). Em seguida, surgem cônjuge ou namorado(a) (19%), a própria pessoa (14%), pais (8%) e amigos (1%).
Atualmente, 18% já adquiriram ovos de Páscoa, enquanto 34% ainda não efetuaram a compra. Mesmo diante dos valores mais altos, 26% dos participantes afirmaram que não abrirão mão de celebrar a Páscoa com chocolates.
De forma geral, quatro em cada dez brasileiros (43%) relataram nunca adquirir ovos de Páscoa. Enquanto 37% compram regularmente, 19% o fazem ocasionalmente.
Impacto da Renda
De acordo com a pesquisa, os indivíduos com maior poder aquisitivo, cuja renda familiar supera 5 salários mínimos, estão mais propensos a gastar (62%), assim como aqueles com filhos menores de 18 anos (64%). A maioria desse grupo mais rico, representada por 45%, adiou a compra.
No grupo dos que já adquiriram ao menos um ovo de chocolate, 19% são mulheres e 16% homens. Também fazem parte deste grupo indivíduos com renda familiar de até 1 salário mínimo (21%).
Por outro lado, metade dos indivíduos com menor renda afirmou que não investirá em chocolate para a ocasião. Esse comportamento é igualmente observado entre os mais idosos, atingindo 56% na faixa etária acima de 60 anos.
Média de Ovos de Páscoa Comprados
A pesquisa da Nexus indica que, em média, cada brasileiro que planeja adquirir ovos comprará três unidades. Quase a metade (47%) pretende consumir de duas a três unidades, 19% comprarão apenas um, 20% adquirirão de quatro a cinco ovos e 14% têm a intenção de comprar mais de cinco unidades.
Os indivíduos que planejam adquirir em média quatro produtos são aqueles com mais de 41 anos e com renda familiar superior a dois salários mínimos.
Alternativas aos Ovos de Páscoa
Embora tenham optado por não comprar ovos de Páscoa em 2025, alguns brasileiros estão considerando bombons ou barras de chocolate como alternativa. Dos 45% dos participantes que desistiram dos ovos, 21% planejam comprar outros tipos de chocolate.
Dentre os que optaram por alternativas, 55% preferem bombons e 53% escolhem barras de chocolate. Além disso, 7% mencionaram trufas, 6% preferem tabletes individuais, 1% pretendem adquirir bolo ou torta, 4% cogitam outras opções e 4% não souberam ou não responderam.
Por fim, 27% não têm planos de adquirir nenhum tipo de chocolate nesta época.
Fonte: Brasil 61
Comentários Facebook