O Bairro da Paz, comunidade que é sinônimo de resistência e esperança, festejou seu 43º aniversário com um presente especial: a estreia do projeto Periferia de Direitos. A comemoração foi marcada por uma intensa jornada cidadã, na qual aproximadamente 4 mil atendimentos foram ofertados, fruto de uma colaboração entre as Secretarias de Relações Institucionais (Serin) e de Saúde, com aval do Governo do Estado.
Geraldo Júnior, o vice-governador, exaltou a ocasião, declarando o aniversário do bairro como uma oportunidade para reforçar o compromisso do Governo com a comunidade, oferecendo serviços e políticas públicas que reconhecem e acolhem a população local. Essa iniciativa foi lançada como um projeto-piloto visando aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos na área da cidadania, saúde e assistência social.
O Periferia de Direitos não somente propôs uma feira de serviços, mas também uma verdadeira união de forças entre diversas instituições, como o Procon e órgãos em defesa dos direitos LGBTs, com o apoio da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e da Coordenação Geral de Políticas de Juventude, entre outros. Movimentos como a Caravana do Lazer e o Sinebahia móvel, além de orientações sobre o CrediAfro, complementaram o rol de atividades propostas.
O público teve acesso a serviços variados, incluindo a emissão de documentos essenciais como carteira de identidade e CNH, bem como orientações sobre os direitos de crianças e adolescentes. Iniciativas significativas como distribuição de refeições e campanhas de conscientização contra a exploração sexual e trabalho infantil reforçaram a importância desse tipo de ação social.
O evento foi ainda mais abrangente, estendendo atendimento e suporte para populações em situação de vulnerabilidade, e incorporou a campanha de prevenção às violências de gênero “Oxe, Me Respeite!”, assim como atividades educativas para estudantes e jovens e o acesso à cultura por meio da Biblioteca Móvel. Uma perspectiva holística e inclusiva que reafirma o objetivo de extensão dos serviços por toda a cidade, conforme expresso por Joel Meireles, coordenador de Articulação Social da Serin.
Todo o esforço dessa grande mobilização coletiva reflete uma mensagem clara: a valorização da comunidade e o reconhecimento de seu potencial transformador. Fica aqui o convite para que todos celebrem essas ações que tecem um futuro mais justo e promissor para as periferias.
Comentários Facebook