O deputado Mendonça Filho (União-PE) teve uma conversa com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, na última segunda-feira (28/4), logo após ser nomeado relator da PEC da Segurança.
A escolha desse parlamentar, que possui um perfil oposicionista, gerou descontentamento no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vê na Proposta de Emenda à Constituição uma forma de melhorar sua avaliação em relação à segurança pública.
“Nós vamos definir uma agenda de audiências públicas. A primeira irá contar com a presença do ministro Lewandowski, com quem conversei hoje de manhã. Em seguida, buscarei ouvir governadores de diversas legendas e de todas as cinco regiões do Brasil. A partir daí, poderemos traçar um roteiro”, declarou Mendonça Filho em uma entrevista ao Metrópoles.
Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, veiculadas pelo Metrópoles, a escolha de Mendonça não foi mal recebida no Ministério da Justiça, uma vez que assessores ressaltam a boa relação entre Lewandowski e o deputado.
O líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE), manifestou insatisfação pela escolha do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Paulo Azi (BA), que nomeou o deputado pernambucano sem consultar o Planalto.
Esse foi mais um revés do União Brasil, partido ao qual pertencem tanto Azi quanto Mendonça Filho, em relação ao governo federal. Recentemente, o líder do partido na Câmara, Pedro Lucas (MA), causou constrangimento a Lula ao recusar um convite para assumir o Ministério das Comunicações. Apesar de ter três pastas, a legenda apresenta uma parte de sua bancada bastante ligada à oposição.
“Nos vamos nos dedicar a analisar a questão da constitucionalidade. Espero revisar o texto em relação às competências da União, dos estados e municípios. No que tange aos aspectos constitucionais, há uma polêmica relacionada à autonomia dos estados. Muitos governadores reivindicam a preservação da autonomia federativa, assim como sua independência como parte de uma federação”, concluiu Mendonça.
Comentários Facebook