Palmira Heine lança “João e o Pé de Dendê” na FLILIB com releitura nordestina de clássico infantil

Publicado:

A escritora baiana Palmira Heine apresenta ao público seu mais novo livro infantil, “João e o Pé de Dendê”, uma releitura envolvente do clássico “João e o Pé de Feijão”, com uma roupagem repleta de elementos da cultura nordestina e da vida cotidiana de Salvador. O lançamento acontecerá durante a Feira Literária Independente da Bahia (FLILIB), nos dias 25 e 26 de abril, na Biblioteca Juracy Magalhães, no Rio Vermelho.

Ambientada na periferia de Salvador, a obra narra a história de João, um menino simples e sonhador que precisa encontrar formas de ajudar no sustento da família. Seu bem mais precioso é um canário amarelo, que ele troca por sementes mágicas na tradicional Feira de São Joaquim, acreditando em um futuro melhor. A partir daí, a história se desdobra com um toque de fantasia, fé e ancestralidade.

“A narrativa celebra a coragem, a resiliência e a identidade do povo baiano e nordestino. Mesmo em meio às dificuldades, a magia pode florescer”, destaca Palmira, que além de autora, é também uma das idealizadoras da FLILIB.

O livro é ilustrado pela artista e tatuadora Flor de Lis Alencar, que traz cores vibrantes e cenários marcantes de Salvador. Esta é a sexta releitura de contos infantis assinada por Palmira, que costuma se inspirar em vivências do dia a dia e em diálogos com seus alunos em sala de aula — ela também é professora.

“Minha missão é levar representatividade para as crianças da Bahia e do Brasil. Gosto de brincar com os contos clássicos, sem pretensão de corrigi-los, mas de apresentá-los por novas lentes, mais próximas da nossa realidade”, explica a escritora.

A FLILIB — Feira Literária Independente da Bahia — conta com o apoio da Editora Usina de Textos e reúne escritores baianos em uma programação gratuita com contação de histórias, rodas de conversa, oficinas e lançamentos de livros. O evento tem como objetivo fortalecer a cena literária local, incentivar a leitura e promover reflexões sociais a partir das obras apresentadas.

Palmira estará presente na feira nos dias 25 de abril, das 8h às 17h, e 26 de abril, das 8h às 12h. Após o lançamento, a autora também participa da edição de maio do Bazá Rozé, no Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitória.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudantes do Sudoeste baiano criam pomada caseira para tratar feridas em gado

Em Ibiassucê, no coração do Sertão Produtivo, estudantes se uniram para desenvolver uma solução inovadora que promete transformar a saúde do gado local....

CNJ mantém arquivamento de pedido que buscava anular matrículas de fazenda na Bahia

Em uma decisão recente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu pelo arquivamento de um Pedido de Providências que visava anular as matrículas...

Quadrilha rouba perfumarias em shoppings de Salvador e dão prejuízo de R$ 15 mil às lojas

No último sábado (19), Salvador foi palco de uma audaciosa ação criminosa que envolveu uma quadrilha composta por três mulheres e um homem....