Peixe de grande porte achado no Oeste baiano traz risco a outras espécies, alerta professor

Publicado:

Um peixe de grande porte encontrado em Malhada, no Sertão do São Francisco, pode ser uma ameaça a outras espécies. Pesando 80 quilos e 2,2 metros de comprimento, o pirarucu é de origem amazônica e pode chegar a pesar 200 quilos e alcançar 3 metros de comprimento.

À TV Sudoeste, o professor de Ecologia e Biodiversidade da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Francisco Kelmo, informou que a espécie é carnívora, tendo as principais presas peixes menores, crustáceos e outros animais aquáticos. Com isso, ele pode ameaçar a fauna marinha da região.

Até o momento não se sabe como o pirarucu chegou ao estado. A suspeita é que ele tenha escapado de algum criatório, já que costuma também ser criado fora do habitat natural. Para o professor, a criação do pirarucu deve ser estimulada por conta da ameaça à espécie, mas considera que é preciso seguir o processo legal, que inclui o licenciamento ambiental, além de criar formas de evitar fugas.

O pirarucu foi pescado em Malhada no último dia 16 de abril. Para a empreitada foram necessários dias de paciência e um plano que consistia em lançar uma rede forte e atrair o animal com sons na água, além de puxá-lo com cuidado.

Ao fim, em torno de sete pescadores puxaram o peixe que foi dividido depois em pedaços de pouco mais de 10 quilos para cada trabalhador. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é sequestrado em Dias d’Ávila após voltar para casa; vítima é acusada de violência doméstica

Na noite de quarta-feira (06), o bairro da Concórdia em Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, foi palco de um sequestro que...

Jaques Wagner visa emplacar Éden Valadares em cargo importante do PT nacional, diz coluna

Nos bastidores da política, Jaques Wagner, líder do governo no Senado, tem se empenhado para que Éden Valadares, atual presidente estadual do PT...

Conder publica licitação para obras de contenção em Ilhéus e Itabuna com investimento de R$ 4 milhões

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) anunciou a abertura de uma licitação para a construção de contenções de encosta...