Piloto desaparece na Amazônia após queda de avião; último sinal foi na fronteira do Brasil com Guiana

Publicado:

Equipes de resgate estão mobilizadas em busca do piloto Marcelo Noronha Muniz, 58 anos, desaparecido desde a manhã de quarta-feira (16), quando decolou da pista de garimpo Olímpia, situada em Oriximiná, região oeste do Pará. Muniz pilotava um avião de pequeno porte, o Cessna 182, matrícula PT-IVN.

O desaparecimento da aeronave ocorreu nas proximidades da aldeia Kaxuyana-tunayana, próxima à fronteira do Brasil com a Guiana. Segundo informações da família, o destino previsto era a pista denominada “Nova”, localizada a aproximadamente 61 quilômetros do ponto de partida.

Familiares relataram que o piloto estava realizando o transporte de alimentos para uma região próxima ao local da decolagem. Após o acidente, Muniz conseguiu estabelecer contato com familiares e colegas por meio de uma antena de internet via satélite.

Uma aeronave SC-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) e aeronaves de apoio foram acionadas para colaborar com as operações de busca e resgate. No domingo (20), a FAB intensificou os esforços com decolagem em Boa Vista (RR).

Na terça-feira (22), os bombeiros de Santarém devem chegar ao local após uma jornada terrestre e fluvial de aproximadamente seis horas.

Segundo informações do g1 Pará, a Polícia Civil está investigando o incidente e identificou o último acesso possível do piloto, datado de 16/04, à internet via satélite.

As autoridades policiais enviaram uma solicitação à empresa Starlink na tentativa de obter a localização precisa da aeronave. Até o momento da última atualização, na segunda-feira (21), a empresa ainda não havia se manifestado.

A Prefeitura de Oriximiná está acompanhando de perto o caso e mobilizou equipes da Defesa Civil, bombeiros civis e moradores locais experientes em buscas na selva.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRF apreende mais de 2 mil caixas de medicamentos irregulares na BR-116 em Jequié

Na tarde de quinta-feira, 14, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) sequestrou uma impressionante carga de 2.378 caixas de medicamentos irregulares na BR-116, em...

“Solta o Hytalo”: crianças pedem liberdade de influencer em delegacia

Na última sexta-feira, um grupo de cerca de 20 pessoas, incluindo crianças, se reuniu em frente ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic),...

Desembargadores de destaque nacional participam do 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade em Salvador

Nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, Salvador se tornará o epicentro das discussões sobre meio ambiente e desenvolvimento responsável no...