Prefeitura de Feira de Santana contrata empresa IGH envolvida em diversos escândalos de corrupção

Publicado:

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana firmou contrato no valor de R$ 20.950.114,76 com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) para prestação de serviços na área de saúde. A assinatura do contrato ocorreu na última sexta-feira (4), realizado pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. No entanto, a contratação da empresa despertou atenção devido ao seu histórico controverso.

O Instituto de Gestão e Humanização é alvo de investigações por supostos desvios de recursos da saúde pública em Salvador e foi selecionado para fornecer “serviços profissionais na área de saúde, com dedicação exclusiva de mão de obra”, conforme detalhado no extrato do contrato publicado.

RELEMBRE O CASO:

Anteriormente conhecida como IMEGI, a IGH esteve no centro de denúncias de superfaturamento investigadas pela Polícia Federal na Operação Kepler em 2019. A operação revelou um esquema envolvendo desvios de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. As investigações apontaram que as licitações eram direcionadas para beneficiar o Instituto, que por sua vez subcontratava empresas recém-criadas ligadas a integrantes da própria entidade. Parte dos recursos das subcontratações retornava aos representantes da IGH e possivelmente a servidores públicos ligados à Secretaria Municipal de Saúde e à Prefeitura de Salvador.

Na ocasião, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens e valores dos envolvidos, incluindo o superintendente do IGH, Paulo Bittencourt, entre outros alvos dos mandados de busca e apreensão.

Diante do histórico problemático da empresa, a contratação pelo município de Feira de Santana levanta questões sobre a seriedade e transparência na gestão de recursos públicos, exigindo um acompanhamento rigoroso por parte dos órgãos competentes.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois morrem após caminhão com cavalos tombar no Sudoeste da Bahia; animais também não resistiram

Um acidente fatal ocorrido na BR-634, entre Itambé e Ribeirão do Lago, no Sudoeste da Bahia, resultou na morte de dois...

Homem é morto a tiros em zona rural de Juazeiro

Um homem de 31 anos, identificado como Wisley Breno Ferreira dos Santos, foi assassinado em Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Seu corpo...

Fux pede vista em ação que pede retirada de competência da AL-BA para analisar contas do TCM-BA; saiba mais

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou vista dos autos na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4124, que discute artigos...