A Prefeitura de Salvador está avançando com estudos para viabilizar a exploração comercial nas Estações do BRT de Salvador e no Terminal de Transbordo Mané Dendê. Foi divulgado que a gestão municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade, está contratando serviços especializados para estruturar e gerir esses espaços.
O foco está na exploração econômica, gestão, operação e manutenção das áreas comuns localizadas sob as estações. Estes locais estão situados abaixo dos viadutos do transporte público, nas estações BRT Cidadela, Hiper, Pituba e Pedrinhas.
Além disso, o Terminal no Complexo do Mané Dendê, na Ilha Amarela, Subúrbio da capital baiana, também será alvo desses estudos. A Secretaria de Mobilidade explicou que o contrato para realização dos estudos foi firmado com o SalvadorPar, empresa de economia mista vinculada à gestão da cidade. O processo, que aguarda desde abril de 2024, quando as primeiras áreas foram entregues, foi realizado por dispensa de licitação.
Tais iniciativas seguem a entrega, por parte do prefeito Bruno Reis em 2024, da urbanização das áreas sob os elevados das estações Hiper e Cidadela, na Avenida ACM. Esse projeto, que envolveu um investimento de R$ 18 milhões, contemplou a instalação de diversos equipamentos, como lojas, parque infantil, quadras esportivas e a maior pista de skate da cidade, como parte das celebrações pelos 475 anos da capital baiana.
Além disso, os espaços ao redor das estações do Hiper e Cidadela receberam instalações para a prática esportiva, como campos de futebol, quadras poliesportivas, estrutura para diversos esportes, academia ao ar livre, parque infantil, bicicletário e áreas de convivência.
Esses centros comerciais terão o intuito de abrigar estabelecimentos locais e serviços diversos para atender às necessidades imediatas dos usuários do transporte público nas redondezas.
Foto: Betto Jr. / Secom PMS
Comentários Facebook