Produção Industrial da Bahia registra queda de 2,6% entre janeiro e fevereiro de 2025, a maior do país

Publicado:

A produção industrial da Bahia teve uma queda de 2,6% entre janeiro e fevereiro de 2025, representando o maior recuo entre os 15 locais analisados. Esse desempenho superou a variação negativa observada no Brasil, que registrou -0,1%, interrompendo uma sequência de altas nos quatro meses anteriores.

Enquanto alguns estados apresentaram aumentos significativos em suas produções industriais, como Pernambuco (6,5%), Paraná (2,0%) e Pará (1,6%), o Brasil como um todo viu um crescimento modesto de 1,5% no setor industrial, contrastando com a situação da Bahia.

Apesar da queda em fevereiro, a produção industrial baiana acumula um crescimento de 1,6% no primeiro bimestre de 2025 em relação ao ano anterior, superando a média nacional de 1,4% e consolidando-se como o 5º estado com maior crescimento no período, juntamente com outros 7 locais que também apresentaram avanços.

No entanto, nos últimos 12 meses até fevereiro, a indústria da Bahia registrou um aumento de 1,8%, completando sua décima alta consecutiva. Apesar disso, o crescimento estadual ficou aquém do nacional, que atingiu 2,6%, posicionando a Bahia em 9º entre os 18 locais pesquisados.

O desempenho negativo de fevereiro foi influenciado por quedas nos setores de indústria extrativa e de transformação. A indústria extrativa teve uma queda de 20,8%, enquanto a indústria de transformação retraiu-se em 0,2%. A fabricação de celulose, papel e produtos de papel foi o grande destaque negativo, com uma retração de 19%, sendo o principal responsável pela queda da produção industrial baiana no mês.

Por outro lado, a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos apresentou o maior crescimento, com um aumento de 28,7%. Destaque também para o setor de fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com um crescimento de 8,3%. Este último setor, que representa cerca de um terço do valor gerado pela indústria baiana, manteve-se positivo nos últimos três meses.

Apesar dos desafios enfrentados em fevereiro, a diversidade dos setores industriais na Bahia demonstra resiliência e potencial para recuperação, sinalizando oportunidades de crescimento e desenvolvimento no cenário econômico estadual.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem morre ao ficar preso entre porta e batente em residência

Na manhã deste sábado, Ribas do Rio Prado, no Mato Grosso do Sul, se deparou com uma tragédia. Um jovem de apenas 24...

Polícia Civil prende mais um alvo da Operação Integration no norte da Bahia

A Polícia Civil deu um passo decisivo na sequência da Operação Imperium, realizando mais uma prisão no norte da Bahia. Desta vez, em...

Bebê de dois meses é salva por bombeiros após engasgar em Juazeiro

Em um dia que poderia ter terminado em tragédia, uma equipe do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) se destacou ao salvar...