Renata Capucci fala com otimismo sobre diagnóstico de Parkinson

Publicado:

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Renata Capucci, 52, falou um pouco sobre sua experiência de conviver com o diagnóstico de Parkinson — degeneração da parte do cérebro responsável pela coordenação de movimentos.

 

Diagnosticada com a doença quando tinha 45 anos, a jornalista relatou seus primeiros sintomas. Em entrevista para o programa Sem Censura (TV Brasil), ela afirmou que os primeiros sinais foram sutis, com uma lentidão na perna esquerda, como se estivesse mancando, até um movimento involuntário de seu braço.

Após receber o atendimento neurológico, Renata conta ter custado a acreditar que realmente tinha Parkinson. “A médica disse: ‘Renata, você tem Parkinson’. Eu respondi: ‘Doutora, a senhora está doida!’. É uma notícia devastadora, mas as pessoas sabem muito pouco sobre a doença”, revelou.

Ainda assim, a jornalista garante que tenta levar seu diagnóstico com a maior leveza possível, destacando a importância de quebrar paradigmas. “Eu não ando por aí com uma plaquinha LED piscante dizendo ‘tenho Parkinson’. A ideia é trazer luz sobre algo que ainda carrega muito preconceito”.

Ao perceber que se tornou uma inspiração para outras pacientes com o mesmo diagnóstico, Renata Capucci transformou seu sofrimento em impulso. “Se esse foi o preço que paguei, valeu a pena. Se eu puder ajudar uma pessoa a entender a doença, buscar tratamento e valorizar os exercícios físicos, então meu diagnóstico não é o fim – é um recomeço”, afirmou durante o programa.

Leia Também: Odete Roitman chega em ‘Vale Tudo’ e agita as redes sociais

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro responderá intimação de Moraes sobre entrevista dada na Câmara

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está se preparando para responder à intimação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira...

Bernard se manifesta após suposta notificação ao Atlético-MG: leia

Na terça-feira, um turbilhão de informações tomou conta da Cidade do Galo, onde Bernard, atacante do Atlético-MG, se viu no centro de rumores...

Indiciado por associação ao tráfico, Oruam se entrega a polícia no RJ

Na tarde de terça-feira (22), o rapper carioca Mauro Nepomuceno, conhecido como Oruam, decidiu se entregar à polícia no Rio de Janeiro, após...