Se você é apaixonado por ficção científica, certamente já imaginou como a tecnologia pode transformar o nosso dia a dia, tal como retratado em séries populares como Black Mirror. Contudo, na meia maratona de Yizhuang, na China, o que aconteceu foi mais do que realidade.
Pela primeira vez, robôs competiram diretamente com corredores humanos nas ruas de Pequim, capital chinesa. Empresas como DroidVP e Noetix Robotics aproveitaram a oportunidade para exibir o nível avançado de suas criações, em uma prova de 21 quilômetros.
O desfecho dessa corrida foi, no mínimo, surpreendente. Alguns robôs, vestindo tênis de corrida, luvas e até faixas de suor, foram acompanhados de perto por treinadores humanos – havendo casos em que foi necessário suporte constante ao longo da competição.
O robô mais veloz, o Tiangong Ultra, desenvolvido pelo Beijing Innovation Center of Human Robotics, completou a prova em duas horas e quarenta minutos. Apesar disso, o vencedor humano cruzou a linha de chegada com uma hora e dois minutos de prova, deixando o robô para trás. Veja o momento no vídeo abaixo:
?? Na maratona de Yizhuang, 21 robôs produzidos na China correram ao lado dos humanos. pic.twitter.com/li6fg1gA6s
— ÇapaMag (@CapaMag) April 19, 2025
Leia Também: A inteligência artificial da rede social X poderá relembrar conversas anteriores
Assista ao vídeo e compartilhe suas opiniões sobre o papel da tecnologia nas competições esportivas modernas!
Comentários Facebook