SpaceX realiza histórica missão aérea nos polos terrestres
Em um marco inédito, a SpaceX lançou a primeira missão tripulada com destino aos polos terrestres, denominada “Fram2”. Com uma equipe composta por quatro astronautas, a expectativa é que a missão tenha a duração de três a cinco dias. O lançamento ocorreu durante a noite, do foguete Falcon 9, da empresa liderada por Elon Musk, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, rumo aos extremos Norte e Sul do planeta.
Os integrantes da tripulação embarcaram a bordo da cápsula Dragon, conduzindo uma série de experimentos cruciais para futuras missões de maior duração. O comandante da missão, Chun Wang, originário de Malta e fundador das empresas f2pool e skatefish, destacou a importância de trazer novos dados e conhecimentos, alinhados aos objetivos de longo prazo da exploração espacial, seguindo a tradição dos pioneiros exploradores polares.
A equipe, composta também pela comandante do veículo, Jannicke Mikkelsen, uma cineasta norueguesa; pela piloto e pesquisadora de robótica alemã Rabea Rogge; e pelo especialista e oficial médico Eric Philips, um expedicionário polar australiano, passou por oito meses de treinamento para a jornada. Após o retorno à Terra, os astronautas enfrentarão o desafio de realizar tarefas básicas sem suporte médico adicional, como parte de um estudo sobre as capacidades humanas pós-voo espacial.
As regiões polares, que estiveram fora do alcance das missões lunares Apollo, finalmente serão exploradas de perto. Esta é a sexta missão realizada pela SpaceX, sendo três em parceria com a Axiom Space até a Estação Espacial Internacional (ISS) e dois voos orbitais independentes.
Comentários Facebook