STF dá 90 dias para que estados e municípios prestem contas sobre emendas Pix

Publicado:

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que estados e municípios prestem contas ao governo federal, em um prazo de até 90 dias, acerca das emendas parlamentares do tipo “Pix” (transferências especiais) recebidas entre 2020 e 2023. Essa exigência diz respeito a 6.247 planos de trabalho para a aplicação dos recursos que ainda não foram registrados na plataforma de transferência de verbas federais, conforme apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A prestação de contas deverá ser feita diretamente aos respectivos ministérios, de forma individualizada por emenda. O não cumprimento dessa determinação resultará na suspensão da execução da emenda e na apuração da responsabilidade de agentes públicos que porventura tenham falhado nesse processo.

O ministro ressalta que a falta de registro dos mais de seis mil planos de trabalho, envolvendo dezenas de bilhões do orçamento público federal, evidencia a desorganização institucional que tem marcado a implementação das transferências especiais.

A decisão foi proferida no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854. De acordo com Dino, essa ação integra o acompanhamento da execução do Plano de Trabalho conjunto firmado entre os Poderes Executivo e Legislativo. O plano estabelece novas diretrizes para conferir transparência à execução das emendas parlamentares, acordo esse homologado pelo ministro no final de fevereiro e corroborado de forma unânime pelo Plenário.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia emite mais de 1 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional

A Bahia vive um momento marcante com a emissão de mais de 1,03 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até 23...

Documento que sugeria prisão de ministros do STF foi produzido pela inteligência do Exército, diz kid preto

Na última segunda-feira, 28, o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima revelou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um episódio que chamou a atenção do país....