STF mantém decisão que ampliou número de vereadores em Nordestina, na Bahia

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou a ampliação do número de vereadores no município de Nordestina, Bahia, passando de 9 para 11 cadeiras. Após um trajeto por diversas instâncias judiciais, o desfecho ocorreu nesta terça-feira (8), quando o ministro Edson Fachin rejeitou uma reclamação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que contestava a mudança.

A questão teve início em 31 de julho de 2024, quando a Câmara de Vereadores de Nordestina aprovou uma emenda à lei orgânica do município, elevando o número de cadeiras legislativas de 9 para 11, justificando-a pelo crescimento populacional. A mudança foi oficializada antes do prazo final para as convenções partidárias, seguindo o estabelecido pela legislação eleitoral.

No entanto, durante as eleições municipais de outubro de 2024, o pleito foi conduzido com as 9 vagas originais. Somente após a votação, em 21 de outubro, o Juiz Eleitoral da 106ª Zona Eleitoral da Bahia determinou a contagem total dos votos e a incorporação de dois suplentes, elevando o número de vereadores para 11.

O MDB, que participou das eleições, impetrou um Mandado de Segurança contra a decisão, alegando que a alteração pós-eleitoral violava princípios constitucionais como segurança jurídica e isonomia. O partido argumentou que modificar as regras após as eleições seria equiparável a “mudar as regras durante o jogo”, prejudicando a estabilidade do processo eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve a decisão do Juízo Eleitoral, entendendo que a emenda à Lei Orgânica, publicada dentro do prazo legal, permitia o ajuste no número de vagas.

O MDB levou o caso ao STF e o ministro Edson Fachin rejeitou o pedido, considerando que a alteração foi implementada antes das convenções partidárias, respaldada por uma resolução do TSE, não violando, portanto, a jurisprudência do STF.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso suspeito de matar esposa espancada e alega que companheira foi vítima de envenenamento

Um homem de 35 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, foi preso como principal suspeito da morte de sua esposa,...

PL contestará decisão de Motta e Alcolumbre sobre recesso parlamentar

A deputada Bia Kicis, do Partido Liberal (PL), anunciou neste domingo (20/7) que seu partido vai contestar a decisão de Hugo Motta, presidente...

Apoiadores de Bolsonaro se reúnem em buzinaço em Salvador para protestar contra decisão de Moraes: “Nos multiplicamos”

Na manhã deste domingo (20), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram em Salvador, impulsionados pela mobilização do grupo conservador Bahia Direita. O...