STJ permite quebra de sigilo em ações de alimentos para garantir verba adequada ao beneficiário

Publicado:

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é viável solicitar a quebra dos sigilos fiscal e bancário do devedor de pensão alimentícia, a fim de avaliar sua real situação financeira.

No caso em questão, foi instaurada uma ação de alimentos em favor de um menor, na qual o juiz determinou o pagamento de alimentos provisórios. Em sua contestação, o devedor apresentou uma planilha de gastos com um valor superior ao oferecido, argumentando que teria condições de arcar com tal quantia.

O juiz ordenou a realização de pesquisas em sistemas judiciais para verificar as verdadeiras capacidades financeiras do devedor, além de negar o pedido de redução do valor provisório. O tribunal de segunda instância manteve a determinação de quebra dos sigilos fiscal e bancário do devedor, considerando tal medida pertinente e razoável no contexto.

No STJ, o devedor argumentou que a quebra de sigilo não seria justificada, uma vez que suas condições financeiras e renda já estariam comprovadas nos autos.

O relator, ministro Moura Ribeiro, destacou que o direito ao sigilo fiscal e bancário não é absoluto e pode ser relativizado em face de outros direitos relevantes e fundamentais. Ele enfatizou que a quebra de sigilo é justificada em ações de alimentos quando não há outra maneira de verificar a real situação financeira do devedor.

“Os alimentos, devido à sua natureza e importância, devem receber um tratamento especial, visando garantir o direito à dignidade daqueles que dependem desse suporte”, acrescentou o ministro.

Em suma, a decisão do STJ reforça a possibilidade de acesso a informações financeiras relevantes em ações de alimentos, visando assegurar o adequado suporte aos beneficiários desse direito fundamental.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Perseguição e tiroteio: Polícia prende traficante após ‘Operação Pegasus’ em Teixeira de Freitas

Na noite de 31 de julho, a Operação Pegasus em Teixeira de Freitas culminou na prisão de Rafael Santos Braga, um homem de...

Justiça italiana mantém prisão de Carla Zambelli durante período de extradição

Nesta sexta-feira, a Corte de Apelação de Roma decidiu que a deputada licenciada Carla Zambelli permanecerá presa em regime fechado durante seu processo...

Tio de Michelle Bolsonaro é preso por armazenar conteúdo de pornografia infantil no Distrito Federal

Na última sexta-feira (1º), Gilberto Firmo Ferreira, tio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, foi preso em flagrante no Sol Nascente, no Distrito Federal, em...