TJ-BA e Governo do Estado avançam para implementar o plano nacional Pena Justa na Bahia

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e representantes do Governo do Estado se reuniram para estabelecer o Comitê de Políticas Penais da Bahia, visando fortalecer as diretrizes penais no estado. Essa ação marca o início da introdução do plano nacional Pena Justa na Bahia, proposto pelo CNJ e pela União para fazer frente à crise no sistema penitenciário brasileiro, considerada inconstitucional pelo STF.

O encontro contou com a participação do desembargador Geder Gomes, juízes do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário (GMF/TJBA) e secretários estaduais, culminando na elaboração de um Ato Normativo Conjunto, a ser divulgado após a assinatura da presidente do TJ-BA e do governador Jerônimo Rodrigues.

O Pena Justa delineia objetivos a serem alcançados até 2027 para aperfeiçoar aspectos como superlotação, saúde, higiene e fluxo processual nas unidades prisionais. Cada estado deve conceber seu plano, enquanto o CNJ monitora e presta contas ao STF.

O Comitê, composto por representantes de entidades governamentais, da sociedade civil e de movimentos sociais, irá operar em conexão com o programa Bahia pela Paz, que busca diminuir a criminalidade por meio de ações integradas. Conforme o desembargador Geder Gomes, os trabalhos terão início tão logo o ato seja formalizado.

Conforme o plano, os pontos primordiais incluem a criação do Comitê de Políticas Penais na Bahia, a implementação do plano Pena Justa para otimizar o sistema prisional e iniciativas alinhadas ao programa Bahia pela Paz.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF prendeu no Guará foragido que tentou explodir bomba no Aeroporto de Brasília

George Washington de Oliveira Souza foi preso pela Polícia Federal no Guará, no Distrito Federal, na terça-feira (9/9). Essa captura ocorreu mais de...

Homem de 51 anos morre em acidente de moto na perigosa “Curva do Bambu” em Prado

Prado: Na tarde da última terça-feira (9), um homem de 51 anos, identificado como Fabiano Alves Almeida, perdeu a vida em um acidente...

VÍDEO: Juíza brinca ao reencontrar preso em audiência: “Aqui de novo?”

Um vídeo de uma audiência de custódia, realizada em maio no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO),...