O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em parceria com a Prefeitura de Salvador, está oferecendo serviços de saúde para a população em situação de rua na Unidade de Saúde da Família (USF) de Itapuã. Essa ação está inserida na programação da Semana Nacional da Saúde e será realizada até sexta-feira (11), das 8h às 16h.
A estrutura montada no estacionamento da unidade tem capacidade para atender de 150 a 200 pessoas diariamente, disponibilizando serviços como vacinação, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, exames laboratoriais, atendimento odontológico, aferição de glicemia e pressão, além de exames preventivos de câncer do colo do útero.
O Desembargador Mário Albiani Júnior, Coordenador do Comitê Estadual de Saúde do CNJ na Bahia, ressaltou durante sua visita a importância da atenção primária à saúde para reduzir a judicialização na área da saúde. Ele enfatizou que “essa ação com a população vulnerável demonstra a importância dos investimentos em medicina preventiva e atenção primária, a fim de aliviar a pressão na regulação”.
A subsecretária de Saúde de Salvador, Edriene Teixeira, enfatizou o papel das unidades básicas de saúde como a porta de entrada para o SUS. Ela destacou que “estamos aqui hoje, unidos, para acolher todos que necessitarem e para reforçar que a unidade básica de saúde é a primeira referência para o usuário”.
Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações organizadas pelo TJ-BA durante a Semana Nacional da Saúde, que engloba também um mutirão de audiências de conciliação em saúde. Todo o projeto está sob a responsabilidade da Coordenação de Apoio ao Primeiro Grau e do Comitê Estadual de Saúde.
Comentários Facebook