O trânsito na área central de Brasília encontrou dificuldades incomuns devido a uma manifestação indígena na Esplanada dos Ministérios. A Polícia Militar do Distrito Federal fechou a região para tráfego de veículos a partir da Catedral Metropolitana.
No final da tarde, indígenas avançaram em direção ao Congresso Nacional e foram confrontados pela Polícia Legislativa, que usou bombas de gás lacrimogêneo. Durante o episódio, o Metrópoles testemunhou vários manifestantes indígenas passando mal devido aos efeitos do gás, sendo atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde dos afetados nem a quantidade de pessoas que necessitaram de assistência médica.
Os indígenas estavam em Brasília para participar do Acampamento Terra Livre (ATL) e, durante uma mobilização em frente ao Ministério da Saúde, parte deles seguiu em direção ao Congresso, resultando no confronto mencionado.
Devido ao uso de bombas de gás, muitos indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com as forças de segurança. Os bombeiros do Distrito Federal prestaram assistência.
Confira o vídeo do ocorrido:
Participação de 8 mil indígenas em Brasília
O Acampamento Terra Livre (ATL), que ocorre anualmente, representa a maior mobilização indígena do Brasil, reunindo diversas etnias de todas as regiões do país em Brasília para reivindicar questões como a demarcação de terras indígenas.
Cerca de 8 mil indígenas participaram do evento em 2025, de acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
Comentários Facebook