Trombose pulmonar: entenda doença grave que afeta jogador do São Paulo

Publicado:

O jogador Luiz Gustavo, conhecido por suas passagens pela seleção brasileira e atualmente no São Paulo, foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar após apresentar dores no tórax. O clube confirmou a informação no último sábado (5/4).

Após relatar desconforto, Luiz Gustavo passou por avaliação médica no clube e foi imediatamente encaminhado ao Hospital Albert Einstein, onde exames identificaram a presença da doença. O jogador encontra-se hospitalizado para tratamento e será submetido a novas avaliações nos próximos dias.

O que é tromboembolismo pulmonar?

O tromboembolismo pulmonar (TEP), também conhecido como embolia pulmonar e trombose pulmonar, é uma condição médica grave em que um coágulo sanguíneo obstrui uma artéria no pulmão. Geralmente, esse coágulo se forma em outras partes do corpo, como nas pernas, e ao se deslocar pela corrente sanguínea chega ao pulmão, causando a obstrução.

Essa obstrução impede a chegada de sangue a certas áreas do pulmão, prejudicando a oxigenação adequada do organismo. A gravidade do tromboembolismo varia de acordo com o tamanho e quantidade de coágulos. Em casos mais graves, a oxigenação do sangue pode ser comprometida, afetando o funcionamento de órgãos vitais, como o coração.

“O diagnóstico de embolia pulmonar é um desafio. Sempre que houver um quadro de síncope observado por um médico, com alterações na frequência cardíaca, respiratória, e em um paciente com histórico de imobilização, a embolia pulmonar deve ser considerada como uma suspeita”, explica o pneumologista Jefferson Fontinele, do Hospital de Base do Distrito Federal, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Na maioria dos casos, a trombose pulmonar não resulta em óbito. No entanto, em situações em que o coágulo é de grandes proporções ou afeta diversas artérias simultaneamente, a condição pode se agravar e levar a um quadro de morte súbita.

Como identificar o tromboembolismo pulmonar

  • Os principais sintomas do tromboembolismo pulmonar incluem: falta de ar, dor no peito, sensação de desmaio, taquicardia e respiração acelerada.
  • O diagnóstico da doença é feito por meio de exames como ultrassonografia, angiografia por TC e eletrocardiograma.
  • Alguns fatores de risco associados à formação dos coágulos incluem: idade avançada, distúrbios de coagulação, câncer, imobilidade prolongada, cateteres vasculares, entre outros.

Por que atletas de futebol podem ser afetados pela doença?

Atletas de alto nível, como os jogadores de futebol, podem ter maior propensão ao tromboembolismo pulmonar devido a fatores como recuperação pós-lesões, longos períodos de viagem, desidratação devido ao esforço intenso e uso de suplementos que afetam a coagulação sanguínea.

“Durante viagens de avião, permanecemos muito tempo parados e sem movimentar as panturrilhas, o que favorece o desenvolvimento de coágulos. Além disso, a pressurização da cabine e o ar-condicionado podem causar desidratação, aumentando a viscosidade sanguínea”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Acompanhe as atualizações sobre este caso e saiba mais sobre saúde e ciência seguindo nossos canais no Instagram e WhatsApp!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJ-BA anuncia correição extraordinária em Ribeira do Pombal

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anunciou a realização de uma correição extraordinária nas unidades judiciais de Ribeira do Pombal....

VÍDEO:Câmeras mostram momento em que zelador entra com galão de gasolina e incendeia prédio no Rio Vermelho

Imagens de uma câmera de segurança revelam o momento em que um zelador ateou fogo em um prédio residencial no bairro do Rio...

Justiça proíbe crianças influencers em redes sociais sem autorização

A Justiça do Trabalho decidiu que o Facebook e o Instagram não podem permitir a exploração de trabalho infantil artístico sem autorização judicial...