Donald Trump foi até a Suprema Corte dos Estados Unidos com um pedido inusitado: solicitar a suspensão temporária de uma ordem para resgatar um homem deportado por engano do país. A deportação ilegal aconteceu em março deste ano e determinava que o governo de Trump trouxesse de volta o cidadão Kilmar Abrego Garcia, deportado no dia 12 daquele mês.
Kilmar Abrego Garcia, que vivia legalmente nos Estados Unidos e possuía autorização de trabalho, foi retirado do país por um “erro administrativo”. Ele buscava refúgio nos EUA devido a ameaças de gangues em El Salvador, sua nação de origem.
Atualmente, Garcia encontra-se em El Salvador, alojado em uma das prisões gigantes inauguradas pelo governo de Nayib Bukele. A administração de Bukele fez um acordo com Washington para receber de volta os criminosos deportados dos EUA em troca de uma compensação financeira de US$ 6 milhões.
A batalha jurídica em torno desse caso atípico continua a ser acompanhada de perto nos tribunais americanos, evidenciando as complexidades e desafios enfrentados por indivíduos afetados pelas políticas de imigração dos EUA.
Comentários Facebook