UFRB é a ‘universidade jovem’ mais bem colocada da Bahia em ranking internacional de citações científicas; entenda

Publicado:

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com sede em Cruz das Almas, foi reconhecida como a “universidade jovem” mais bem classificada da Bahia no ranking internacional AD Scientific Index, divulgado na nova atualização desta sexta-feira (25). A instituição ficou em 26º lugar entre as universidades jovens da América Latina e em 17º lugar no Brasil, ficando no top 100 das melhores da América Latina entre mais de 2 mil avaliadas.

Com presença em cidades como Cruz das Almas, Santo Amaro, Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, a UFRB tem ampliado o acesso ao ensino superior público e gratuito no interior baiano, contribuindo para o desenvolvimento regional e a formação de novas gerações de pesquisadores e profissionais. Veja os locais do campus pelo estado:

Segundo o AD Scientific Index, ‘universidades jovens’ — aquelas com menos de 30 anos de fundação — são essenciais para o avanço da ciência, por estarem mais abertas à inovação e por desenvolverem pesquisas com potencial de grande impacto. A UFRB, por exemplo, promove ações voltadas à inclusão de meninas e mulheres nas áreas de ciências exatas, contribuindo para maior diversidade na ciência.

Com apenas 19 anos de existência, a UFRB se destaca entre as 46 universidades brasileiras presentes do top 100 ranking latino-americano. O reconhecimento reforça a qualidade da produção acadêmica da instituição, que tem se consolidado como referência em ensino, pesquisa e extensão no interior da Bahia.

Outras instituições baianas que aparecem na lista são a Unifacs (Universidade Salvador) e a UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia) no município de Barreiras, ambas também dentro do grupo das 100 universidades jovens mais bem colocadas da América Latina, embora em posições menores.

O ranking considera o impacto das pesquisas científicas a partir do número de citações do índice H, que os trabalhos dos pesquisadores recebem em publicações acadêmicas internacionais — um dos principais indicadores de relevância científica no mundo. Pontuando proporcionalmente pesquisas de maior ou menor peso.

No Nordeste, além da UFRB, instituições como o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Pernambuco, também se destacaram entre as mais bem colocadas. No panorama latino-americano, a UFABC, de São Paulo, liderou o ranking. Já no cenário global, a primeira posição foi ocupada pela Google Inc. Foundation, dos Estados Unidos.

No ranking geral, Bahia Notícias já revelou que a UFBA foi a melhor baiana na classificação do mesmo ranking, com a Uefs foram as universidades com mais pesquisadores do estado citados em diferentes partes pelo mundo A Universidade de São Paulo (USP) foi a melhor do Brasil, e a segunda mais citada de todo mundo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flipelô 2025: Autor Deco Lipe comenta sobre importância de festas literárias na Bahia

Em 2025, a Bahia resplandece com mais de 80 festas literárias, destacando-se a Festa Literária Internacional do Pelourinho, conhecida carinhosamente como Flipelô. Este...

Motorista da prefeitura de Itabela é morto após emboscada dentro de casa

Na manhã desta quinta-feira, 31, um trágico incidente abalou a comunidade de Itabela, na Costa do Descobrimento. Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, um...

Suspeito é preso em flagrante por abusos sexuais contra a sobrinha, em Itambé

Na última quinta-feira (31), um homem foi preso em flagrante em Itambé, acusado de abusos sexuais contra a própria sobrinha, uma menina de...