Nesta segunda-feira (14), o Ministério da Saúde iniciou a campanha de vacinação em escolas públicas de 5.544 municípios em todas as regiões do país. O principal objetivo é atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes, com foco em crianças e jovens de até 15 anos. A ação, que se estende até 25 de abril, busca vacinar quase 30 milhões de estudantes em todo o Brasil, atingindo cerca de 90% desse grupo-alvo nas escolas participantes.
Além disso, a campanha visa:
- ampliar a cobertura vacinal;
- prevenir doenças evitáveis por meio da imunização;
- combater informações equivocadas que possam levar à recusa da vacina;
- conscientizar sobre a importância da imunização.
Essa iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, estabelecido em 2007 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, abrangendo 27,8 milhões de estudantes de 109,8 mil escolas, o que representa 80% das instituições de ensino público do país.
Doses e Aplicação das Vacinas
De acordo com a faixa etária recomendada para cada imunizante, serão administradas doses das seguintes vacinas nas escolas:
- febre amarela;
- tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
- DTp (tríplice bacteriana);
- meningocócica ACWY;
- HPV [Papilomavírus Humano].
A aplicação das vacinas será realizada exclusivamente por equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), requerendo a autorização dos pais ou responsáveis para a imunização dos alunos.
As equipes de saúde vacinarão os estudantes nas próprias escolas ou, se necessário, as instituições de ensino os encaminharão a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), sempre com consentimento dos responsáveis legais.
Profissionais de saúde também verificarão as cadernetas de vacinação, alertando sobre a necessidade de atualização das doses aos pais e responsáveis.
O Ministério da Saúde recomenda que as escolas informem os pais sobre a data da vacinação na unidade escolar, para que possam assinar o termo de consentimento e enviar a caderneta de vacinação para atualização.
Registro na Caderneta de Vacinação
A partir deste ano, a vacinação nas escolas passa a ser reconhecida como uma estratégia específica de imunização e as doses aplicadas serão registradas sob a opção “Vacinação Escolar” para facilitar o acompanhamento e avaliação da iniciativa.
Versão Digital da Caderneta de Saúde da Criança
Uma novidade é a disponibilização da versão digital da caderneta de Saúde da Criança, que envia alertas às famílias sobre a vacinação das crianças. Integrada ao aplicativo Meu SUS Digital, a caderneta permite acesso às doses anteriores e à previsão das próximas, além de enviar lembretes para a vacinação.
Como acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança:
- Instale o aplicativo Meu SUS Digital gratuitamente nas lojas oficiais; (Ou acesse a versão web)
- Entre na sua conta com seu CPF e senha do Gov.br;
- Na tela inicial, clique em Miniapps e escolha “Caderneta da Criança”, adicione uma nova criança e aceite os termos;
- Forneça o CPF e senha do Gov.br da criança para vincular as informações.
Comentários Facebook