Governo quer fazer “pente-fino” antes de ressarcir aposentados do INSS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Antes de começar a ressarcir os aposentados do INSS que tiveram descontos ilegais nos benefícios, o governo Lula quer fazer um “pente-fino” para filtrar quem, de fato, foi afetado pelo esquema, revelado pelo Metrópoles.

O objetivo, segundo integrantes do Palácio do Planalto, seria evitar que pessoas que não foram atingidas pelas fraudes recebam o dinheiro que deve ser devolvido pelo governo.

Presidente Lula e o mandatario do Chile Gabriel Boric participam de cerimonia de assinatura de atos no Palacio do Planalto Metropoles 8

logo metropoles branca

Presidente Lula e o mandatario do Chile Gabriel Boric participam de cerimonia de assinatura de atos no Palacio do Planalto Metropoles 8

1 de 4

Lula quer ressarcir aposentados vítimas de fraude

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Lula Rui Costa

2 de 4

Casa Civil realiza reuniões para discutir o tema

Reprodução

Wolney Queiroz

3 de 4

Ministério da Previdência também participa de debate

Ministério da Previdência Social

Wolney Queiroz e Carlos Lupi

4 de 4

Wolney Queiroz e Carlos Lupi

Reprodução

Na segunda-feira (5/5), a Casa Civil realizou uma reuniãopara debater o plano de ressarcimento. A coluna apurou que outro encontro deve ser realizado no Planalto nos próximos dias para discutir o tema.

Leia também

A expectativa no governo é que o plano seja oficialmente anunciado até a semana que vem. O objetivo é que o ressarcimento seja uma resposta às vítimas do esquema, além da demissão de Carlos Lupi.

Metrópoles revelou escândalo do INSS

O escândalo do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, foi revelado pelo Metrópoles por meio de em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.

Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude na filiação de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal e também abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).

Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, e que culminou nas demissões do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de Lupi.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Austrália: homem desarma atirador após ataque que matou 12 pessoas

Tiroteio na praia de Bondi, em Sydney, durante a celebração do Hanukkah, deixou pelo menos 12 mortos e oito feridos, segundo os serviços...

Datafolha: Segurança ultrapassa economia entre maiores preocupações dos brasileiros, mas fica atrás da saúde

A violência voltou a figurar entre as principais preocupações dos brasileiros. Em dezembro, a saúde é apontada como o problema mais grave por...

Pode não ser o que parece (por Mary Zaidan) 

A Câmara dos Deputados abriu espaço para desfechos que revelam as fissuras entre os blocos e as tratativas por trás do plenário. Dois...