Imagens mostram espetáculo da chuva de meteoros Eta Aquáridas; veja

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A chuva de meteoros Eta Aquáridas, ligada ao cometa Halley, atingiu seu pico na madrugada de terça-feira (6) e será visível até 28 de maio. Este fenômeno é especialmente notável no Hemisfério Sul, com condições favoráveis no Brasil.

Durante o auge, podem ser vistos entre 50 e 60 meteoros por hora, com melhor visualização nas horas antes do amanhecer. Para aproveitar ao máximo, é ideal buscar locais escuros, longe da poluição luminosa, e focar na constelação de Aquário, de onde os meteoros parecem surgir.

As Eta Aquáridas ocorrem anualmente quando a Terra passa pela trilha de detritos do cometa Halley. Essas partículas entram na atmosfera em alta velocidade, criando os encantadores “estrelas cadentes”. A próxima chance de observar um fenômeno relacionado ao Halley será em outubro, durante as Oriônidas.

Para facilitar a localização da constelação e aprimorar a observação, aplicativos como Stellarium, Star Walk ou Sky Safari são recomendados. É também aconselhável permitir que os olhos se adaptem à escuridão por 20 a 30 minutos antes de começar a observar.

Mesmo após o pico, a Eta Aquáridas continuará a encantar o céu até o final de maio, oferecendo mais oportunidades para os amantes da astronomia apreciarem esse espetáculo celeste.

Veja na galeria as imagens!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resultado da Lotofácil de hoje: veja números e ganhadores do concurso 3617 (sexta, 20/02)

Siga o Olhar Digital no Google Discover Quer saber resultados de todas as loterias? Clique aqui! O sorteio do concurso 3617 da Lotofácil aconteceu na noite desta sexta-feira (20),...

Lula defende rigidez em regulação universal da IA em entrevista à TV indiana

Siga o Olhar Digital no Google Discover Tudo sobre Inteligência Artificial Nesta sexta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula...

Nova taxa de Trump não contempla minerais críticos e outros; confira

Olhar Digital> Pro> Nova taxa de Trump não contempla minerais críticos e outros; confira Pro ...