INSS: saiba como bando clonava idosos e o que a PF achou com o grupo

Publicado:

Michael Melo/Metrópoles

Previdência Social
1 de 1 Previdência Social – Foto: Michael Melo/Metrópoles

O grupo criminoso especializado em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), alvo da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (6/5), em Minas Gerais, operava há quase duas décadas utilizando uma estrutura sofisticada de falsificação documental.

As investigações apontam que a quadrilha criava identidades fictícias a partir da emissão de certidões de nascimento falsas, documentos de identidade e comprovantes de residência forjados. A patir disso, conseguiam registrar pessoas inexistentes como beneficiárias do INSS.

Leia também

Dez pessoas idosas reais foram utilizadas para se passar por pelo menos 40 identidades falsas, gerando pagamentos indevidos que ultrapassam R$ 11,5 milhões. A estimativa da PF é que a operação tenha evitado um prejuízo adicional de R$ 5,2 milhões aos cofres públicos.

Operação Egrégora

Nesta terça (6), foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal da capital mineira. Os investigados presos são dois homens de 53 e 52 anos e uma mulher de 50 anos.

Durante a ação, foram apreendidos um veículo, cartões de saque, celulares e uma arma de fogo.

A operação foi realizada em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), do Ministério da Previdência, e mobilizou agentes nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa.

A Egrégora é mais uma ação integrada entre a Polícia Federal e os órgãos de controle da Previdência para coibir fraudes que afetam diretamente os recursos públicos destinados à população mais vulnerável.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escanteada em relatório de Derrite, PF investiga corrupção na polícia de SP

Recentemente, a proposta do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) ganhou destaque. Seu relatório, que pode restringir a atuação da Polícia Federal (PF) nos...

Sem acordo na Câmara, Motta tenta votar PL Antifacção nesta terça

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, agendou para a próxima terça-feira (11/11) a votação do Projeto de Lei Antifacção, enviado pelo...

Senado dos EUA aprova acordo para encerrar shutdown

O Senado dos Estados Unidos aprovou um acordo de financiamento na noite de segunda-feira, encerrando um shutdown que já durava 40 dias, marcando...